sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Acabei de Ler: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban de J.K. Rowling


Dentro dos vários filmes da saga Harry Potter, o terceiro é aquele que mais gosto. E antes de continuar preciso que me desculpem de estar sempre a referir os filmes quando falo destes livros, mas é difícil para um amante de cinema não fazer esta ligação. E é interessante para mim perceber que este terceiro livro é sem dúvida o que mais me agradou.

Bem diferente dos anteriores, em Prisioneiro de Azkaban temos uma história que foi contada de forma bem diferente no livro, em relação ao filme. É aqui que a saga começa a mostrar momentos bem mais adultos. É uma história mais negra, mais incrível e com algumas das maiores surpresas da saga.

Ao ler este livro percebemos o quanto foi desconstruído para a realização da película cinematográfica. Muito mais conteúdo e bem mais interessante. Momentos de tensão aliados a momentos divertidos. Intrigas entre os três amigos e uma demonstração de crescimento dos vários personagens em vários aspetos das suas vidas. Começa a perceber-se a entrada na adolescência e a particular dificuldade que os jovens têm em se concentrar na escola. É uma demonstração da realidade neste universo tão fantástico que é o do Harry Potter.

Este é talvez o livro que mais recomendo da saga. Supera em tudo os livros anteriores. Sendo a grande diferença deste terceiro volume a história envolta em suspense extremamente bem construído. Vários momentos muito bons onde a escritora nos vai deixando pistas para o que irá acontecer no final. É talvez o livro que tem uma elaboração mais interessante. Não há um verdadeiro vilão com que Harry lutará no fim. Há sim um conjunto de situações de nos deixar completamente agarrados do princípio ao fim. Começamos a conhecer muito mais do passado de Harry Potter, principalmente referente ao seu pai e amigos. E temos Lupin e Black que são personagens incríveis e tão fáceis de nos ligar-mos a elas.

J.K. Rowling deu realmente o avanço certo aquando da escrita deste livro. Depois de dois livros bastante introdutórios ao universo temos um terceiro volume cheio de surpresas e momentos dramáticos fantásticos. Se pensam que conhecem tudo sobre este terceiro capítulo através do filme, aconselho muito a experimentarem o livro, que conta a história de uma forma completamente diferente e cheia de deliciosos pormenores.
Avaliação
Este é Obrigatório
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

  • 0Blogger
  • Facebook

Deixa o teu comentário

Enviar um comentário