Ei-la! Uma obra prática, leve e lúdica que dê conta do dizer e do falar do povo transmontano


....
DICIONÁRIO DE PALAVRAS SOLTAS DO POVO TRANSMONTANO
Cidália Martins | José Pires | Mário Sacramento
15,6x23
224 páginas
18,00 €
Não Ficção | Dicionários
Nas livrarias a 18 de Outubro
Guerra e Paz Editores

O título deste comunicado é do Prof. Adriano Moreira, que escreveu estas palavras, no prefácio deste Dicionário de Palavras Solta do Povo Transmontano. Compilado por Cidália Martins, José Pires e Mário Sacramento, sem pretensões académicas, mas feito com rigor e abrangência, este dicionário pretende travar a erosão da memória e constitui um inestimável acervo da fala das gentes de Trás-os-Montes. Chega às livrarias a 18 de Outubro, com sessão de lançamento agendada para dia 25, às 18h30, na Academia das Ciências de Lisboa. Com apresentação de Ana Salgado, que acompanhou a Obra na qualidade de consultora, e é responsável pela revisão.

Com mais de 10 200 palavras e expressões típicas de Trás-os-Montes, desde o vocabulário em vias de extinção, de que só as gerações mais velhas se recordam, passando pelo calão, pela gíria, até às palavras e expressões castiças reinventadas pela nova gente transmontana, o Dicionário de Palavras Soltas do Povo Transmontano é um valioso instrumento para dar a conhecer o vasto património da língua portuguesa cuja grande riqueza reside na sua diversidade.

Os transmontanos conferem à língua portuguesa uma vitalidade própria. O seu linguajar está repleto de graciosidade, alguma malícia e muito humor à mistura. Este dicionário descodifica, de forma simples e descomplicada, o significado desse falar e dizer único e divertido. A recolha vocabular vai dirigida ao público em geral, acessível a todos, e reflecte o quotidiano dos transmontanos, o modo como se fala. Perante a graça e inventividade deste vocabulário, somos todos transmontanos.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

Sem comentários:

Enviar um comentário