sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Um guia indispensável a qualquer educador portista


Um livro divertido sobre as peripécias da construção de uma identidade clubística 

Como se constrói uma identidade clubística? Portismo à maneira curta – um guia prático e fundamental para a educação de um pequeno portista, é um estudo pioneiro, de validade científica dúbia e quase nada manipulado, e a resposta de Francisco Simões a esta pergunta. É também o título da mais recente obra da Coolbooks, e está disponível a partir do dia 4 de outubro (em formato físico e digital) na livraria virtual Wook, na Bertrand.pt e no Espaço Professor da Porto Editora. Ao longo dos primeiros cinco anos de vida do seu filho, o autor e educador portista, registou a forma como combateu os resultados menos conseguidos do clube e se opôs a ataques, insinuações e influências de deseducadores adversários e eternos rivais. Deste estudo de caso resultou um manual carregado de humor que promete ajudar os leitores a estabelecerem a identidade clubística de “pequenos dragões” indecisos. Desde a forma como a história pode ser alterada em benefício da formação de um carácter digno de um adepto azul e branco, passando pelas dificuldades da primeira ida ao Estádio, às fintas criadas pelo pequeno portista para ludibriar rivais e seus argumentos, nenhuma solução é deixada ao acaso ao longo dos quinze relatos e quatro secções desta obra. Portismo à maneira curta – Um guia prático e fundamental para a educação de um pequeno portista é um manual de leitura obrigatória – e de consulta regular – que promete fazer as delícias dos adeptos mais ferrenhos do Futebol Clube do Porto e arrancar gargalhadas aos demais, com as irónicas observações do autor e as hilariantes situações criadas pelo pequeno portista. Um livro para ler até ao final. Até porque, como é sabido, “prognósticos só no fim do jogo”.

SINOPSE 
O portismo é um sentimento espontâneo, mas…e se um garoto decidir enjeitá-lo? E se os tempos recentes, de maior adversidade competitiva do que o habitual, pusessem essa tendência natural em perigo? E se não for esse o caso e, mesmo assim, o educador portista quiser ter à mão meia-dúzia de truques para educação portista, dos mais sublimes ou daqueles mais rasteiros, com entrada a pés juntos e direito a vermelho direto, apenas porque sim? Este manual reúne todo o tipo de soluções para proteger a pequena alma portista das tacanhas insinuações dos deseducadores dos outros clubes. A formação do carácter, as emoções, a definição de limites ou a aprendizagem, está tudo aqui, muito bem explicadinho, em quinze relatos e quatro secções. Talvez sejam incluídas demasiadas imprecisões e alguns resultados tenham sido manipulados de forma consciente, para não dizer descarada. Mas ao menos essa conclusão é de ciência certa
Cristiana Ramos
Escrito por:

Estudante no Mestrado em Biologia Celular e Molecular. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

  • 0Blogger
  • Facebook

Deixa o teu comentário

Enviar um comentário