Coolbooks: "O desejo e outros demónios" andam à solta em Saint Paul


Os monstros desta cidade industrial e sombria revelam-se na nova obra de António Bizarro

Depois de O longo caminho do regresso (agora publicado em formato físico, depois de uma primeira edição em e-book) e de O motor do caos e da destruição, António Bizarro encerra a trilogia Cidade da Indústria com O desejo e outros demónios. Em Saint Paul, cidade negra que resulta da amálgama entre as geografias emocionais do autor, o amor e o desejo andam à solta como animais ferozes em busca das suas presas. Perpassados pelo mesmo tipo de preocupações e paisagens, os 12 contos de O desejo e outros demónios oscilam entre o passado, o futuro e um presente em que as personagens vivem sob o espetro de uma catástrofe: o Apocalipse Androide. As referências literárias, musicais e cinematográficas do autor, como Do Amor e Outros Demónios, de Gabriel García Márquez, O Deus das Moscas, de Golding, as melodias de Patton e Trent Reznor ou Memento, de Christopher Nolan, permeiam a memória coletiva de Saint Paul que continua a ser narrada através das histórias dos seus habitantes: presas e predadores, mutantes, monstros e inocentes. A trilogia Cidade da Indústria, dividida em ambientes urbanos, maquinais e orgânicos, tem agora o seu último capítulo. No entanto, o universo de Saint Paul poderá continuar, talvez noutros formatos, mas, por enquanto, «vão-se deitar, durmam descansados. Abaixo da superfície não se passa nada, os monstros existem somente nos pesadelos das crianças» (nas palavras de Tony Dornbusch; personagem, escritor e caricatura autobiográfica do autor).

Título: O desejo e outros demónios 
Autor: António Bizarro 
Formato: e-wook / capa mole 
N.º páginas: 176 
PVP: 4,99€ / 13,30€

SINOPSE
Um escritor oferece a derradeira prova de amor à sua amada. Um grupo de crianças reencena inconscientemente O Senhor das Moscas. Um marido traído propõe-se a reconquistar a esposa adúltera. Tony Dornbusch recorda uma visita guiada ao Instituto MacLaren na companhia de um velho amigo. Um homem começa a ver o mundo a desaparecer à sua volta. Uma aparição leva um escritor a percorrer as ruas de Saint Paul em busca do passado. Duas mulheres partilham o mesmo destino sem nunca se terem conhecido, ficando ligadas para sempre na memória colectiva dos habitantes de Saint Paul. Numa cidade distópica e pós-apocalíptica, os criminosos são obrigados a confrontar as famílias das vítimas, num exercício extremo de justiça restaurativa. Um homem transforma-se no objecto de desejo do seu objecto de desejo. Excertos do diário de Tony Dornbusch revelam aspectos da sua relação estranha com uma enfermeira e a sua mãe. Em Saint Paul, o amor e o desejo andam à solta como animais ferozes em busca de suas presas.

SOBRE O AUTOR
António Bizarro nasceu em 1978, na cidade de São Paulo, e cresceu no Barreiro. Em 2006 integrou o split-CD Seek And Thistroy!, da Thisco Records, que incluía o seu projecto de música electrónica City of Industry e as bandas Devhour e Tatsumaki. Em 2010 editou o seu primeiro livro, Siamese Dream. Em 2015 lançou o seu primeiro álbum em nome próprio, Opus I: Dark Room, disponível para download em https://soundcloud/antoniobizarro, e o livro Fragmentos – Tony Dornbusch, através do seu blog Android:Apocalypse. Em 2016 publicou o seu terceiro livro, O Longo Caminho de Regresso, através da editora Coolbooks, e disponibilizou no blog o livro Novos Fragmentos – Tony Dornbusch; no mesmo ano, lançou o seu segundo álbum, Opus II: Sacred Parts, bem como os Volumes I, II e III da compilação City of Industry. Em 2017 lançou o livro O Motor do Caos e da Destruição, novamente sob a chancela da Coolbooks, e o quarto e o quinto volumes da compilação City of Industry.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Estudante no Mestrado em Biologia Celular e Molecular. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

Sem comentários:

Enviar um comentário