Fomos ao Iberanime 2017 do Porto


É de conhecimento de muitos dos aficionados pela cultura pop que no passado dia 21 e 22 de Outubro aconteceu o Iberanime na cidade de Gondomar. Apesar de todos considerarem este evento como sendo do Porto, a verdade é que acontece alguns quilómetros ao lado, num fantástico pavilhão. Foi a primeira vez que estivemos presentes neste evento e por isso podemos deixar algumas dicas para quem pretende ir nas próximas edições. O espaço do pavilhão é o suficiente para o oferecido. Em relação ao estacionamento também está bastante bem. Tudo aliado a um grande parque exterior para respirar um pouco e acalmar a correria, pelo menos durante a hora de almoço. Mas vamos lá falar daquilo que interessa: Tentar resumir este dia. Já não saímos muito cedo de Coimbra, mas ainda chegámos antes de almoço. Entrámos no recinto e espreitámos a zona do Iberanime. Demos a volta ao pavilhão e já por ali observámos alguns cosplays interessantes.

O Iberanime é o maior evento de cultura pop japonesa do país e a viagem até ao Japão fica ao alcance de qualquer pessoa. Já é tradição e seria de estranhar se não tivessem presentes as típicas bancas de merchandising que animam e deixam qualquer amante de manga, anime e cosplay loucos com vontade de gastar todo o dinheiro! É sempre divertido procurar entre os vários stands aquela recordação especial do nosso anime ou manga preferido.


Sendo fãs de pins não podia vir sem um ou dois.. neste caso três como recordações! O Eduardo não resistiu e trouxe um jogo para a Gamecube: Eternal Darkness. E por falar em jogos, o Iberanime trouxe uma novidade este ano que deliciou os jogadores. O 4Gamers esteve presente no pavilhão e ao comprarmos o bilhete para o Iberanime, tínhamos direito a entrar no outro evento que juntou vários jogadores e amantes dos videojogos.

Havia possibilidade de assistir a torneios de League of Legends, CS Go e até duelos de Clash Royal com direito a comentadores e espectadores que torciam pelo seu jogador predilecto! Assinalaram presença vários Youtubers conhecidos e jogadores profissionais e ainda foi possível deliciar-nos com um espaço cheio de consolas e jogos retro. Uma viagem no tempo que nos permitiu voltar à nossa infância e relembrar os nossos jogos preferidos.

O Iberanime apresentou vários convidados especiais. A ilustradora e animadora Nunumi esteve presente no evento e deu a conhecer o seu trabalho, falou sobre o seu percurso artístico e encorajou quem deseja seguir a carreira de animação, dando alguns conselhos. O Iberanime permitiu que os visitantes tivessem várias experiências que envolvessem a cultura japonesa, tais como artes marciais, origami, danças tradicionais, a arte do Bonsai, entre outras.

A música também este presente no evento. Sendo a música japonesa algo muito conhecida para fãs de animes, que adoram ouvir a abertura e encerramento dos seus animes preferidos, não podiam faltar os concertos. Estiveram presentes duas bandas portuguesas Hurry Go Round e Kishi Kaisei que animaram o palco Moche. Mas sem dúvida que quem cantou e encantou foi a cantora Neeko, que espalhou uma magia contagiante, cantando com a sua voz muito especial e a sua aparência encantadora que fazia lembrar uma personagem saída de um anime ou de um manga. Como fã incondicional de Sailor Moon, delirei quando a cantora interpretou o tema de abertura do meu anime preferido. Da melhor maneira que pude, pulei na cadeira e acompanhei-a na cantoria!

Um evento como o Iberanime não seria o mesmo que não fosse as pessoas que dão alma e vida às suas personagens preferidas. A comunidade cosplay em Portugal tem vindo a aumentar exponencialmente, com artistas que fazem trabalhos fantásticos ao recriar algo fictício e torná-lo real. Para os fãs de cosplay, esteve presente a famosa Yaya Han, designer e modelo que destacou a sua carreia graças ao seu trabalho como cosplayer, sendo parte do jurado dos concursos de cosplay do evento.

E foi no cosplay que a maior parte da nossa tarde se focou. Primeiro, houve o concurso de cosplay de grupo em que cada grupo se vestia a rigor e interpretava a sua personagem. Desde a atuações dramáticas a comédias que nos fizeram chorar de tanto rir. sem dúvida que os concursos de cosplay se estão a tornar uma das minhas partes favoritas deste mundo geek.


Mas foi o World Cosplay Summit que nos roubou a atenção. Para quem não sabe, é o campeonato mundial de cosplay em que os participantes lutaram pelo papel de representantes de Portugal no Clara Cow’s Cosplay Cup no Anime Con 2018 na Holanda (para o segundo lugar) e em Nagoya, no Japão (para o primeiro lugar). Um momento que nos deixou estupefactos com a qualidade de alguns cosplayers e da sua capacidade em vestir a personagem. Sem dúvida que temos bastante talento em Portugal!

Quem teve a oportunidade de passar pelo Multiusos de Gondomar durante o Iberanime fugiu da realidade e pode ver e viver a cultura japonês e contemplar as suas personagens favoritas na vida real. Um evento que iremos repetir assim que tivermos oportunidade!

Iberanime 2017 - Porto
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

2 comentários:

  1. Gostei do artigo e obrigada pelas fotos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver se num próximo evento encontramos esta blogger cosplayer :D Parabéns pela demonstração :D

      Eliminar