LUTO: Como ultrapassar o desaparecimento, a doença e a morte do nosso animal de estimação


Este é o livro que ninguém gostaria de ler se pudesse. E, podemos assegurar, é impossível lê-lo sem chorar. Mas é um livro necessário e que pode ajudar a ultrapassar a dor da perda dos melhores amigos do homem: os seus animais de estimação. Meu Gato, Meu Cão: O Adeus, do Dr. Frantz Cappé, médico-veterinário francês com vinte anos de experiência, é o manual ideal para os momentos mais duros que se seguem à doença e perda dos nossos amigos incondicionais.

Como ajudar os donos nestes momentos tão dolorosos? É uma constatação implacável e dramática: no dia em que acolhemos nos nossos braços um cão ou um gato, sabemos que os perderemos. Um gato ou um cão vive menos tempo que os humanos e felizmente, na maior parte dos casos, desaparecerá antes de nós. 

Quando se aproxima o fim da vida do pequeno amigo, gato ou cão, o dono é confrontado com uma vaga de emoções que não esperava e que talvez nem compreenda: a sua angústia perante o fim da vida, o encaminhamento para a decisão de eutanasiar, o choque, quando o animal morre repentinamente na sequência de um acidente, a vivência por vezes caótica do luto, a dificuldade em fazer com que os outros reconheçam a dimensão da sua dor…

O luto pelos animais de estimação é normal e Meu Gato, Meu Cão: o Adeus ajuda a ultrapassar as várias etapas do processo, a vivência emocional nem sempre compreendida por todos, a forma de ajudar as crianças a lidar com a morte, assim como os idosos que perdem a sua única companhia. Não são esquecidos os restantes animais que possam existir em casa. Organizado de forma simples e directa, este livro explica ainda as formalidades administrativas obrigatórias no processo de morte do animal de estimação e, até, do melhor momento para pensar em adoptar um novo amigo. 

As histórias de amor são belas porque nunca se repetem, e garanto-lhe que não existem dois animais iguais.



SINOPSE
Quando adoptamos um gato ou um cão, sabemos que o iremos perder um dia. Mas, muitas vezes, não estamos preparados para a onda de emoções que nos assaltam na hora do adeus. O que fazer perante o vazio deixado pelo desaparecimento de um animal que fez parte do nosso dia-a-dia? Como se processa a eutanásia e como tomar a derradeira decisão? Como reagir a uma morte inesperada e violenta? Como fazer com que os outros reconheçam a profundidade do nosso sofrimento? É difícil compartilhar a tristeza, sobretudo porque não se trata da perda de um ser humano. O Dr. Frantz Cappé, médico-veterinário, esclarece-nos sobre as necessidades dos gatos e cães na fase final da vida e as dos seus donos, respondendo a estas e a muitas outras questões e recorrendo a vários exemplos. Fala também sobre os aspectos psicológicos do acompanhamento e do luto e ajuda a ponderar o melhor momento para viver uma nova história com outro animal de estimação.

SOBRE O AUTOR
Dr. Frantz Cappé. É veterinário, formado pela Faculdade de Medicina de Créteil e pela Escola Nacional de Veterinária de Alfort, em França. Exerce medicina e cirurgia veterinárias na sua clínica no centro de Paris desde 1996, sempre acompanhado pelos seus animais de estimação. Escreve artigos sobre os animais na imprensa e é muito activo nas redes sociais. Este é o terceiro livro que publica, depois de Maan: Chroniques d’un vétérinaire atypique e Maan: Dans ses pensées.



Cristiana Ramos
Escrito por:

Estudante no Mestrado em Biologia Celular e Molecular. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

Sem comentários:

Enviar um comentário