Sem Pecados na Culpa de Ana Macedo


Neste livro é apresentado a história de João, um jovem de 15 anos, que vai viver para Londres e todo o seu processo de adaptação. Nesse novo país, ele divide a sua vida entre as suas histórias, mais concretamente as suas bandas-desenhadas, e a sua namorada Aimee.

O leitor consegue deduzir que esta relação não é algo normal, que parece ser algo como um sonho por causa de toda a irrealidade que acontece. E de facto, não é real porque essa rapariga só existe na imaginação de João. Acabamos por descobrir que João tem um problema psicológico, que nunca é especificado e mistura a realidade com a ficção dos seus desenhos.

A personagem principal é fruto de um casamento sem amor, é um rapaz carente que aparenta ser forte e agressivo mas é afinal frágil e sensível. Para mim, acaba por ser uma criança num corpo de um Homem, que ânsia desesperadamente por amor e carinho. O livro retrata as relações interpessoais, toda a dimensão do ser humano e a sua complexidade.

A obra está escrita na forma que se aproxima de um diário ou de uma cara que é destinada ao próprio leitor, quase sempre na perspectiva do João, apesar de haver uma ou duas passagens na perspectiva de outra personagem.

É uma história que nos faz reflectir sobre várias questões, desde amizade, o amor, traição, o que é real e o que é fictício, somos arrebatados com vários temas de uma dimensão extraordinária.  O próprio título acaba por ser controverso, quase como um paradoxo. Um livro que vale a pena ler e que se entranha na nossa mente.
4
Sem Pecados na Culpa de Ana Macedo
Vale a Pena
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

1 comentário: