Apocryphus Volume 1


Conheci este pequeno livro na última edição da Coimbra BD e depois de alguns minutos à conversa com o criador percebi o tipo de projeto que aqui se encontra, por isso se querem saber mais sobre Apocryphus fiquem por aí. Esta não é uma banda desenhada tradicional, mas sim um conjunto de várias bandas desenhadas muito pequenas que se relacionam de alguma forma. No caso deste volume 1, temos o tema fantasia e ao longo das várias histórias vamos encontrando lendas e mitos em mistura com eventos completamente criados. Há também um ponto de relação que percebi existir, onde todas as histórias têm algum tipo de mensagem subentendida e muito diversificada entre as diferentes bandas desenhadas.

Apocryphus é um conjunto de seis histórias com autores e artistas diferentes. Este primeiro volume é composto por Nuno Amaral Jorge, Inocência Dias, Mariana Flores, Rui Gamito, Miguel Jorge, Miguel Montenegro, Phermad, Pedro Potier, João Raz, Pedro Daniel e ainda conta com a participação de Carlos Amaral, como artista de capa. Além disso, podem ainda encontrar uma pequena descrição de todos estes artistas em conjunto com uma bela entrevista a Carlos Amaral. Este livro é bem mais que uma simples banda desenhada, completando-se com uma demonstração de artistas nacionais numa edição bem completa.


Achamos ainda importante referir que este conjunto de histórias é um esforço coletivo e independente. Podem encontrar este e o segundo volume no site http://apocryphusproject.com. Aproveitem esta antologia de leitura rápida e com um conjunto de arte diversificada com mensagens fortes e muito bem trabalhadas. Da minha parte, gostei bastante deste conjunto e estou ansioso por ler o segundo volume, que tem o crime como principal influência. Em breve teremos também uma pequena opinião a este segundo volume. Para já posso recomendar esta leitura mais adulta aos nossos leitores fãs de banda desenhada.

Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário