Dados na Mesa: Tortuga 1667



Este é um jogo que começou com uma campanha do kickstarter muito bem sucedida e conseguiu alcançar um espaço nas nossas sessões de jogatina. Tortuga 1667 pode ser comparado, pelo menos inicialmente com jogos do estilo do The Resistance, Coup ou o original Werewolf, mas como disse apenas podemos comparar de forma inicial. O jogo dá a possibilidade de 9 jogadores entrarem na mesa. No caso de haver número par de jogadores, o estilo vai alterar em comparação a haver número ímpar. Além disso, o número de jogadores em mesa vai igualmente afetar o estilo de jogo que vai acontecer. Por isso, logo à partida temos aqui um título bastante versátil que vai servir para mais do que uma sessão, independentemente do número de jogadores ou do estilo de cada um.

E do que falo quando refiro que é um jogo versátil? Bem, Tortuga 1667 pode ir desde um estilo mais cooperativo, onde a entreajuda vai ser o mais importante para o sucesso, até um estilo mais eufórico, onde todos se querem deitar abaixo. Pode se tornar um jogo realmente muito interessante, com muito bluff, muita risada e muita hora de diversão. Acreditem que vão querer sempre a desforra, depois do primeiro jogo.


Para um jogo deste estilo, onde a grande maioria faz uso de cartas e pouco mais, aqui temos vários componentes para colorir a mesa. Temos cartas, que teremos de gerir na nossa mão. Temos cartas de evento que podem mudar o rumo do jogo completamente. Temos peões de jogador e um tabuleiro em forma de mapa (tapete de rato, para tornar mais realista), onde cada jogador vai controlar o seu peão. Temos ainda tokens de tesouro, que é o mais importante para a vitória. No caso de terem conseguido o jogo pelo kickstarter, devem ainda ter um token de explosão, para colocar em cima de um dos botes, no caso de sair a carta de evento que os destrói. Como se pode perceber é um jogo com bastantes componentes, que sem dúvida vai animar ainda mais a experiência.

Tortuga 1667 é um título que vale muito a pena ser jogado. Nós gostámos e cada vez que colocamos este jogo em cima da mesa, acabamos por fazer uma série de jogos. É excelente para quando há presença de muita gente e quer sejam número par ou ímpar dá sempre para jogar. Um título sem dúvida a ter em consideração.

8
Dados na Mesa: Tortuga 1667
Muito Bom
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário