Novidade Guerra & Paz | Um livro que traz Fernando Pessoa para o meio de nós


Nesta antologia organizada por Manuel S. Fonseca, Absinto, Ópio, Tabaco e Outros Fumos, o que conta é a forma como os vícios, as drogas americanas que entontecem, iluminam a escrita do poeta.

Uma antologia alvarinha e desassossegada que nasceu da vontade de ter Fernando Pessoa no meio de nós, leitores comuns. Nasceu da vontade de ter Fernando Pessoa na rua, no café, onde ele possa fumar e beber. Tê-lo connosco, agora, enquanto ainda, em ruas e cafés, se possa fumar e beber. Este é um livro de vícios: pessoal e íntimo. Este é um livro de textos de e sobre vícios e dependências: drogas, álcool, ópio, tabaco e morfina. O livro está organizado como se fosse um romance, uma viagem ao fim da noite.

Inaugura-se, assim, a colecção Os Livros de Fernando Pessoa e está disponível nas livrarias a partir de 20 de Março. A Guerra e Paz publicará, em breve, novas antologias de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos.

Ainda mais que os vícios do corpo, os vícios da alma pedem secretismo. E o segredo leva-nos ao romance», explica Manuel S. Fonseca, e é isso que une os cinco capítulos em que o livro se divide: «O que une tudo isto, livro, ópio e Pessoa, morfina, inocência e decadência é ser tudo isto, como ele mesmo disse, escadas para o sonho.


ABSINTO, ÓPIO, TABACO E OUTROS FUMOS
Fernando Pessoa
Antologia organizada por Manuel S. Fonseca
15x23
112 páginas
12,00 €
Ficção/Poesia
Nas livrarias a 20 de Março
Guerra e Paz Editores | Os Livros de Fernando Pessoa

SINOPSE
Pouco nos interessa saber se Fernando Pessoa se embebedava, se afundava no ópio ou se espetou alguma agulha morfinómana no delicado braço. Neste livro, o que conta é a forma como os vícios, as drogas americanas que entontecem, lhe iluminam a escrita. A presente antologia, alvarinha e desassossegada, nasceu da vontade de ter Fernando Pessoa no meio de nós, na rua, no café, onde ele possa fumar e beber. Tê-lo connosco, agora, enquanto ainda, em ruas e cafés, se possa fumar e beber. Ópio e morfina compram-se nas farmácias. Este livro de Fernando Pessoa compra-se nas livrarias. O que une tudo isto, livro, ópio e Pessoa, morfina, inocência e decadência, é serem, como ele mesmo disse, escadas para o sonho. Este é um livro de vícios: pessoal e íntimo.

SOBRE O AUTOR
Fernando Pessoa. Fernando António Nogueira Pessoa nasceu a 13 de Junho de 1888 em Lisboa. Foi também em Lisboa que morreu, a 30 de Novembro de 1935. 
PROFISSÃO: A designação mais própria será «tradutor», a mais exacta a de «correspondente estrangeiro em casas comerciais». O ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação. 
IDEOLOGIA POLÍTICA: Considera que o sistema monárquico seria o mais próprio para uma nação organicamente imperial como é Portugal. Considera, ao mesmo tempo, a Monarquia completamente inviável em Portugal. Por isso, a haver um plebiscito entre regimes, votaria, embora com pena, pela República. Conservador do estilo inglês, isto é, liberdade dentro do conservantismo, e absolutamente anti-reaccionário. 
POSIÇÃO RELIGIOSA: Cristão gnóstico e portanto inteiramente oposto a todas as Igrejas organizadas, e sobretudo à Igreja de Roma. Fiel, por motivos que mais adiante estão implícitos, à Tradição Secreta do Cristianismo, que tem íntimas relações com a Tradição Secreta em Israel (a Santa Kabbalah) e com a essência oculta da Maçonaria. 
POSIÇÃO INICIÁTICA: Iniciado, por comunicação directa de Mestre a Discípulo, nos três graus menores da (aparentemente extinta) Ordem Templária de Portugal. 
POSIÇÃO PATRIÓTICA: Partidário de um nacionalismo místico, de onde seja abolida toda a infiltração católico-romana, criando-se, se possível for, um sebastianismo novo, que a substitua espiritualmente, se é que no catolicismo português houve alguma vez espiritualidade. Nacionalista que se guia por este lema: «Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação». 
POSIÇÃO SOCIAL: Anticomunista e anti-socialista. O mais deduz-se do que vai dito acima.


Cristiana Ramos
Escrito por:

Estudante no Mestrado em Biologia Celular e Molecular. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

Sem comentários:

Enviar um comentário