Ready Player One - Jogador 1


Quando um filme contém tantas referências icónicas da cultura pop é impossível perceber todas em apenas uma visualização . E quando um filme está tão bom merece ser revisto mais algumas vezes. Então, temos aqui uma bela fórmula para este Ready Player One. O novo filme de Steven Spielberg vem demonstrar como se pode pegar numa história de um livro, que normalmente é carregada de detalhes, e contornar a adaptação de forma a manter a raiz da história abrilhantada por um visual único e incrivelmente bem trabalhado. Depois de 10 anos sem criar nenhuma longa metragem na área da ficção ciêntifica, Spielberg está de volta e chega com toda a força.

Com exceção de alguns momentos mais mornos, os 140 minutos que nos transportam até ao Oasis são completamente irresistíveis. Ainda não tinha entrado na sala e já só pensava e comentava: "Eu não vou conseguir acompanhar todas as referências que este filme tem". Obviamente já tinha lido algumas coisas sobre o filme e se havia algo que todos referiam era isso mesmo: uma quantidade gigante de referências à cultura pop. E se em muitos filmes este exagero de momentos icónicos seriam algo absurdo, podemos dizer que Ready Player One é o filme perfeito para a existência deste excesso.


Para quem gosta de videojogos, deve saber o que são easter eggs, mas se não sabem, vou explicar rapidamente. Os programadores e designers de videojogos gostam, desde a época da Atari, de deixar algumas coisas escondidas nos seus jogos. O primeiro easter egg da história nos videojogos aconteceu quando um criador decidiu que queria ser reconhecido pelo seu trabalho e como na época da Atari 2600 isso não era prática comum, este deixou os nomes da equipa gravados numa zona escondida do jogo. Só alguns sortudos e mais exploradores dariam com aquilo, mas foi o momento que originou um dos pontos mais icónicos dos videojogos. Este filme, podemos dizer que é uma completa caça aos easter eggs e não fosse isto mesmo o cerne de todo o enredo, não fazia sentido estar aqui a realçar tanto no mesmo. E é talvez por ser este o fator principal que me levou à sala de cinema, que proporciona uma visualização única. Passamos o tempo todo em busca de algo com que nos identifícamos, seja pela nostalgia de infância ou pelo que já lemos sobre a história da cultura pop, tudo é importante nesta busca incansável por personagens que sejam nossas conhecidas.

Steven Spielberg conseguiu criar uma aventura de fição científica que faz mais do que oferecer um espetáculo de efeitos especiais ao espectador. Este filme liga-nos a ele e sentimos tudo o que o ambiente transporta. Senti-me como se estivesse dentro do Oásis, em busca do objetivo que os protagonistas tinham. Senti-me à procura de todos os detalhes de forma a conseguir descobrir a pista antes de todos. Este é realmente um filme de caça aos easter eggs, quer para os personagens quer para o espectador. Ready Player One distingue-se assim de muitos outros filmes e de uma forma única oferece uma experiência gratificante, que garantimos ser espetacular. Se tiverem oportunidade de visualizar este filme em IMAX e até mesmo em 3D, acreditamos que será uma experiência ainda mais interessante e divertida. Esqueçam a sala super silenciosa, porque vão com certeza ouvir um: "olha quem está ali!".

Bem, mas e o resto? Já referi que a realização e os efeitos especiais estão no ponto. A envolvência do filme é incrível e única, mas e o elenco e a história que se desenrola? Bem, quanto ao elenco nada a referir. Jovens um pouco menos conhecidos, aliados a grandes nomes do cinema, encaixam aqui de forma perfeita, encaixando bem nas suas personagens. A história, como referi no início, tem alguns momentos típicos de romance juvenil, mas são tão poucos e pequenos que passam bastante bem no meio de toda a euforia e até serviu para descansar um pouco. Além disso, ficou ainda a faltar um pouco mais na construção dos personagens secundários, no que toca ao mundo real.

Em suma, Ready Player One - Jogador 1 é completamente construído para geeks e talvez esse venha a ser um problema para este filme. Quem não perceber ou não sentir qualquer ponta de nostalgia ao ver este filme vai com toda a certeza ficar aborrecido e achar tudo uma grande brincadeira. Para os que realmente conseguem sentir todos os momentos do filme, este é um dos grandes da ficção científica e com certeza irá ficar para a história. Um tiro certeiro de Steven Spielberg que consegue adaptar este livro, com uma história que diverge bastante do original, mas que mantém todo o seu espírito. Se há filme que o Café Mais Geek tem de recomendar é este!

8.5
Ready Player One - Jogador 1
Muito Bom
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

8 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar desse filme, ele parece ser bem legal! 💙✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso foi um filme que nos pegou de surpresa à alguns meses também, mas adorámos mesmo!! :D

      Eliminar
  2. Olá, eu gosto dos filmes do Steven Spielberg, mas esse que envolve jogos, realidade virtual e humanos, não me agradou, assisti o trailer do filme, porem não me chamou a atenção.Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabemos que não é um filme para todo o público e apenas chamará aqueles que realmente estão mais por dentro da "pop culture"!! Mas apesar de tudo é um belo filme de ficção :)

      Eliminar
  3. Estou doida para assistir! Adoro assistir com várias referências espalhadas deixa o filme mais gostoso de assistir ^^ você explica muito bem arrasou
    Beijos linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este está mesmo repleto de referências e foi impossível ver tudo numa só visualização!! Eu estou ansioso por rever :D

      Eliminar
  4. Muito top esse filme, já quero ver. Gosto de Steven Spielberg pq ele com suas ficções científicas sempre deixam os filmes atraentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este é mais uma bela obra de ficção, mas mais virada para os fãs geek's! :D Como não podia deixar de ser nós adorámos!!!! :D :D

      Eliminar