Queendomino


Conhecem Kingdomino? Se conhecem, esta opinião será muito mais fácil de se entender, caso ainda não conheçam, deixem-me explicar muito rapidamente aquilo em que consistem estes jogos. Em Kingdomino e em Queendomino a base do jogo é exatamente a mesma. Temos um conjunto de peças em formato dominó, que vamos usar para construir o nosso reino. Para isso, é necessário que, de forma estratégica, consigamos as peças certas sempre que possível, nem que para isso tenhamos de perder algumas jogadas como primeiro jogador. No final, o jogador com mais pontos - ou seja, o jogador com mais terrenos com coroas - vai ser o grande vencedor. Bem, com esta ideia em mente vocês devem estar a perguntar-se, então mas o que é mesmo o Queendomino?

Este pode ser duas coisas bem distintas, pode ser um jogo completamente único, que compram para fazer umas belas jogatinas, ou então pode ser um completamento do anterior Kingdomino. Ou seja, podemos pegar no novo jogo e usá-lo como uma expansão, ou então, se não tivermos o primeiro, podemos simplesmente jogar este como um todo. De qualquer das formas, vai ser um formato de jogo um pouco diferente, pois usando como expansão dá a possibilidade de aumentar o número de jogadores ou então de aumentar o tamanho da área de construção do nosso reino. Além de tudo isto, Queendomino acrescenta uma panóplia de extras novos, com novos modos de jogo e transforma aquilo que era um conceito simples e de 15 minutinhos, em algo com um pouquinho mais de complexidade.


O jogo mantém o seu estilo bem intrínseco e principalmente continua divertido de se jogar. Com os extras fica um pouco mais longo, pois requer um pouco mais de preparação por parte de cada jogador. Temos mais algumas coisas com que nos preocupar durante o jogo e é importante manter-nos atentos a tudo o que está a acontecer em relação aos restantes adversários, algo que na versão mais simples não é o aspeto mais importante. É preciso ter um sentido de estratégia um pouco mais apurado e ser capazes de realizar algumas tarefas extras para não perdermos o fio à meada. Atenção porque, como é óbvio, todos os jogadores vão estar a lutar pelo mesmo e quando acrescentamos componentes que tornam essa luta mais direta a coisa começa a tornar-se bem mais interessante.

Queendomino é um jogo divertido, que tem tanto de simples como de complexo. Continua leve como o seu antecessor, mas acrescenta componentes interessantes que requerem um maior grau de estratégia por parte do jogador. Se o tiverem como expansão a coisa fica ainda melhor, com a capacidade de elevar o número de jogadores e atenção que tudo foi pensado, pois as cores dos meeples que vêm em Queendomino são todas diferentes das cores presentes em Kingdomino, tornando assim a junção dos dois muito mais facilitada. Funciona bem de qualquer uma das formas mostrando uma capacidade adaptativa muito interessante. Considero mesmo que esta versão é a um Kingdomino definitivo, completando e dando ainda mais conteúdo a um jogo que era extremamente simples, mas que se podia tornar bem viciante.
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário