Cosplay no IberAnime do Porto


Como em qualquer evento deste género há um aspeto extremamente importante para dar alma a todo o espaço: o Cosplay! Cá em Portugal é algo que hoje está excepcionalmente "profissionalizado", mas não estou a falar no sentido de ser uma profissão, mas sim na questão de cada vez mais os concursos e os corredores destes eventos estarem emaranhados de cosplayers altamente profissionais nos seus trabalhos. Não quero estar a citar nenhum cosplayer em particular, pois achamos que todos os que se apresentam neste tipo de eventos ou até pelas internet's a demonstrar a paixão por esta arte, são excelentes representantes da cultura pop e para quem não está tão a par do cosplay aconselhamos todos a espreitar os nossos álbuns no Facebook ou até o nosso Instagram onde já temos imensas fotos de cosplayers nacionais e mesmo internacionais, porque tenho a certeza que vão adorar e ficar fascinados. E antes de passar à frente tenho mesmo de referir que todos, mas todos vocês são capazes de entrar nesta brincadeira, quem sabe não começa a ser uma área de interesse entre os nossos leitores. Acreditem que fazer cosplay num evento destes torna tudo muito mais interessante.

Por entre as dezenas de cosplayers que partilharam o fim de semana connosco, houve alguns que se aventuraram nos concursos que o IberAnime organiza e diga-se desde já que os prémios vão bem além de uma simples oferta. Foram quatro concursos que aconteceram, onde dois decorreram no sábado e em simultâneo, enquanto os outros dois aconteceram no domingo. Destes quatro, três são eliminatórias nacionais de concursos internacionais, o que já por si diz muito. As oportunidades que os concursos de cosplay deste evento oferecem aos seus concorrentes são realmente aliciantes e fico até um pouco admirado por haver tão poucos a concorrer, mas mesmo assim a qualidade apresentada é realmente impressionante e apesar de - e vou deixar já aqui dito de partida - achar que os prémios dos concursos desta edição fizeram jus às apresentações e aos cosplays.

World Cosplay Summit Portugal (WCS) e Clara Cows (C4)

Estes dois concursos ocurreram em simultâneo onde os participantes podiam optar por estar nos dois ou apenas em um deles, tendo em atenção que o WCS obrigava que os concorrentes tivessem cosplay baseado em algo japonês (anime/manga), enquanto o C4 era mais livre quanto aos cosplays que participavam. Dois concursos onde vimos de tudo, desde cosplayers que se marcaram pela apresentação em si, até aqueles onde foi o cosplay que se destacou do resto. Mas houve dois grupos que realmente se destacaram e foram esses dois que arrancaram mais aplausos e mais admiração do público que conseguiram arrecadar os prémios. Os vencedores do C4, que garantiram uma viagem à Holanda para concorrer na final apresentaram armaduras incríveis e uma apresentação carregada de ação e muito bem construída. Já os vencedores do WCS, que têm uma viagem marcada a Nagoya no Japão, tiveram sem dúvida uma das apresentações mais impressionantes da noite, com momentos de nos deixar realmente boquiabertos.


Cosplay World Masters - Eliminatórias Nacionais

O único concurso mundial de Cosplay que conta com final cá em terras lusas, mais precisamente na edição do IberAnime de Lisboa do próximo ano, onde podemos encontrar uma série de concorrentes de vários cantos do mundo a competir com skits e cosplays impressionantes conta com a eliminatória no Porto, onde os portugueses podem garantir o seu lugar na final. Os dois representantes que conseguiram garantir presença na final foram para nós das melhores apresentações do concurso. Apesar da grande qualidade apresentada e com bons momentos apresentados, houve três skits que se destacaram entre os demais, por isso para mim qualquer um dos três era um bom vencedor, quer pelo seu cosplay impressionante, quer pela sua apresentação.

Cosplay de Grupo

O último concurso do IberAnime foi sem dúvida o mais divertido e relaxante de todos, principalmente porque os vencedores não tinham em cima das costas o papel de representar Portugal num próximo evento. Assim acabámos com um belo serão, com cosplays de muita qualidade, alguns muito divertidos, outros um pouco mais sérios, mas todos eles muito interessantes à sua maneira. No final tivemos direito a três premiados, onde desde o terceiro lugar ao primeiro, apenas posso dizer que entre o segundo e o terceiro poderia ser ao contrário que era igualmente bem entregue, mas o vencedor, esse acho que posso falar por todo o auditório que esse foi mesmo muito bem entregue. Divertido, diferente e único. Tudo naquela apresentação foi excelente.


Para concluir este texto tenho a dizer que a qualidade apresentada nesta edição foi realmente incrível. No geral todos os concorrentes tinham os seus pontos fortes para poderem arrecadar os prémios e sem dúvida que foram aqueles que conseguiram destacar algum ponto mais especifico é que conseguiram arrecadar os prémios. Se já houve alguns momentos que duvidámos dos prémios atribuidos, desta vez não o podemos dizer, porque tal como toda a equipa, eu próprio digo que os vencedores foram realmente justos. Como não conseguimos fazer filmagens de todos os concorrentes, vamos deixar aqui um vídeo de domingo que conta com as filmagens do ptAnime quanto às eliminatórias do Cosplay World Masters e conta com as nossas filmagens relativas ao Cosplay de Grupo!

Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário