Vamos lá ao IberAnime Porto 2018



A edição de 2018 do IberAnime promete ser bem diferente daquilo que estamos habituados a encontrar, mas com o mesmo feeling que conhecemos. Já não é a primeira vez que o evento muda, mas nunca fez uma mudança tão grande e drástica como a do ano corrente. Foi anunciado algum tempo depois da edição de Lisboa, que o IberAnime no Porto iria mudar a sua localização e com isso as suas datas. Após a saída da Comic Con Portugal da Exponor, é agora tempo de outro evento se tornar ainda maior com a ida para este espaço.

Para nós vai ser a segunda visita à edição nortenha, apesar de já ter oito anos, apenas no ano passado visitámos o evento, que na altura acontecia em Gondomar e achámos algo interessante e diferente ao que estávamos habituados. Os únicos que tinhamos visitado do género era a Comic Con Portugal, desde a primeira edição e começámos a ganhar o gostinho por este tipo de eventos. Agora com o Café Mais Geek ficou ainda mais interessante visitar estes espaços. Conseguir falar com pessoas que só em sonhos pensámos falar e conhecer uma multidão de apaixonados pela cultura pop é uma sensação fantástica. A partir daqui quero referir todas as nossas expectativas para o evento deste ano, tendo em conta tudo o que vimos no ano passado.

Como foi a primeira vez em Gondomar e no pavilhão onde o IberAnime era realizado, achámos o local generoso o suficiente, mas em alguns espaços demasiado sobrelotado. Era notoria a necessidade de crescimento e apesar de não ser em todos os locais, algumas zonas tornavam-se realmente confusas. Com isto em mente temos a garantia com a ida para Matosinhos que dificilmente haverá falta de espaço. Tendo em conta a dimensão do evento, pensamos que o uso da Exponor poderá oferecer mais zonas de movimentação para os visitantes e principalmente para os cosplayers. Isto irá ajudar não só o público, mas também as bancas, que poderão ter locais maiores e com a capacidade de ter ainda mais visitantes.

Como sempre nos habituaram, o IberAnime conta com uma série de convidados internacionais que vêm a Portugal pela primeira vez. Os destaques vão para Lady Beard, uma personagem que só podia surgir num evento destes. Irreverente, completamente diferente do que estamos habituados a ver, mas aparenta ser extremamente divertido. Este junta-se aos cosplayers internacionais Pion Kim e Captain Ghostly, que irão apresentar um pouco dos seus segredos da arte que mais leva gente ao evento. Além dos habituais autógrafos, vão também apresentar alguns workshops que com certeza irão ser do interesse de muitos fãs ou até iniciantes que queiram conhecer mais do cosplay internacional.

Um dos pontos que estamos mais curiosos é o concerto virtual. Numa estreia absoluta, a primeira cantora virtual de sempre irá dar um concerto que nos garante um enorme espetáculo, quer a nível de luzes, quer a nível de sons. Alys é o seu nome e promete criar um momento exclusivo e único durante o fim de semana.

O cinema asiático também vai ser um dos pontos de interesse para este fim de semana, com algumas novidades a serem exibidas, mostrando uma área do cinema que cá por Portugal ainda é pouco conhecida. Será uma oportunidade interessante para experiênciar o verdadeiro cinema asiático.

Mas há algo que realmente estamos mesmo muito ansiosos, o concurso de cosplay. No concurso do ano passado ficámos maravilhados com os cosplays apresentados e acreditamos que este ano não vai ser diferente. As nossas expetativas são altissimas e esperamos ver grandes representações.

O IberAnime chega já este sabádo e o Café Mais Geek vai estar presente nos dois dias do evento, e estamos ansiosos! Se nos encontrarem por lá, não hesitem em dar-nos uma palavrinha! 
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário