Romeo X Juliet


Muitos dirão que William Shakespeare é o mais influente e o maior dramaturgo que já viveu! As suas obras são lendárias pelo impacto que tiveram sobre a literatura e o drama. Entre as várias peças, há uma que salta a vista de todos. Devem ser poucos ou nenhuns que nunca ouviram falar de Romeu e Julieta, a famosa história dos dois amantes que são “capturados” entre a rivalidade das suas famílias, tornando-se assim um amor proibido com um final trágico. Temos inúmeros filmes que foram adaptados desta história, outros livros que foram baseados em Romeo e Julieta, e claro, tinha que haver um anime!

O resultado desta adaptação tem um nome muito criativo: Romeo x Juliet! Uma série de 24 episódios (como eu gosto!) e que foi lançada em 2007 no Japão. O ponto-chave que se tem que ter em mente é que Romeo x Juliet é meramente baseado na peça de Shakespeare, e que tem vários factores que fogem à história original. A configuração é ainda baseada em grande parte na cultura italiana na era renascentista, com a presença de alguns elementos de fantasia. 

A maior parte da história passa-se numa cidade fictícia chamada Neo Verona, que flutua inexplicavelmente no ar. Para o transporte, os nobres mais abastados usam cavalos voadores chamados de "dragonsteeds", e a cidade esconde algum tipo de árvore mágica secreta que aparentemente sustenta toda a vida no planeta. Apesar disso, não esperem que alguém seja capaz de lançar bolas de fogo ou que consiga convocar monstros - todas as habilidades das personagens são restritas às de humanos normais.

A história também é diferente o suficiente para que nunca se tenha a certeza do que vai acontecer a seguir. Os Montagues e os Capuletos ainda estão em guerra, e os seus respectivos filhos, Romeo e Juliet, ainda se apaixonam, mas isso é tudo. Os Capuletos tinham sido a casa governante de Neo Verona, e nos primeiros dois minutos da série, os Montagues dominam completamente a casa e matam toda a família Capuleto numa tentativa de ficarem no poder, deixando apenas Juliet viva, num mero acaso e golpe de sorte.

Alguns guardas leais à família Capuleto levam Juliet a esconder-se e ocultam a sua verdadeira herança até ao seu 16º aniversário. Ela é ensinada a disfarçar-se de rapaz quando está em público, já que o Lorde Montague estaria à procura de uma rapariga que fosse parecida com a herdeira dos Capuletos. Juliet torna-se hábil em manusear uma espada e sentindo o duro domínio de Montague e o quanto é injusto para o povo, a jovem disfarça-se e torna-se num herói parecido com o Zorro, apelidado de "Red Red Whirlwind", ajudando os cidadãos de Neo Verona e resistindo aos Carabinieri, a força policial militarizada da cidade.

É sob o disfarce de Red Whirlwind que ela encontra Romeo pela primeira vez, que a salva dos Carabinieri. No dia seguinte, ela foge para um baile de máscaras oferecido por Lorde Montague - só que desta vez, vestida de rapariga. Aqui, ela encontra o jovem Romeo, e desta vez, ambos são imediatamente atraídos um pelo outro. Como é de esperar, quando ela descobre a sua verdadeira herança e os laços familiares do seu amado, Juliet não aceita e aqui começa o drama. Este conflito de amor versus herança torna-se uma questão central para Romeo e Juliet.

Romeo x Juliet tem um pouco de tudo - drama, romance, ação. Muito parecido com a peça original, o anime passa muito tempo, mas não o suficiente para ficar saturante, a desenvolver os personagens secundários. Para ser sincera, não há muito que possa dizer que não gostei deste anime. A animação é de alto nível; todas as sequências - ação ou não - são animadas de maneira suave e vívida. Os ambientes variados e o estilo visual são perfeitos para cenas de luta discretas do anime em comparação com outras séries orientadas para a ação. A trilha sonora também é muito boa e tenho que dizer que adoro a música de introdução! 

Romeu e Julieta foram adaptados e recontados com a mesma história tantas vezes ao longo dos anos, que Romeo x Juliet ao desviar-se do material original não é algo prejudicial, sendo uma lufada de ar fresco na história. No final, Romeo x Juliet é uma excelente série de anime que mistura habilmente ação, romance e drama. Se és fã desta história de amor e de todo o enredo que o William Shakespeare criou, ou se estás à procura de um anime com um bom equilíbrio de ação e romance, não deves perder Romeo x Juliet. Mas a questão paira no ar! Será que pela primeira vez, o casal vai ter um final feliz?
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães (quase de uma maneira doentia), mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir).  Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory. 

Sem comentários:

Enviar um comentário