Carcassonne: Winter Edition


Quando decidimos fazer este Especial Natal 2018, queríamos que houvesse artigos de todas as áreas que abordamos no site. Os jogos de tabuleiro foi, talvez, a área mais complicada porque nós não conhecemos nenhum jogo que tenha a temática de Natal. E por esse motivo fugimos para o tema de Inverno, porque um verdadeiro Natal tem de estar frio e claro, tem de haver neve! E por esse motivo, o escolhido foi Carcassonne Winter Edition

É um jogo de família de dois a cinco jogadores, lançado originalmente em 2000. Esta edição de inverno foi lançada em 2013.  No jogo original, o objetivo de cada jogador é criar cidades, estradas, mosteiros e campos. Para reivindicar uma cidade, estrada, mosteiro ou campo, um jogador deve posicionar um meeple num ladrilho no momento da jogado. Quando um meeple é colocado numa estrada, ele torna-se um ladrão, um meeple colocado numa cidade torna-se um cavaleiro e um meeple colocado num mosteiro torna-se um monge. Estes são devolvidos ao jogador assim que a cidade, estrada ou mosteiro é completado. No entanto, os meeples colocados nos campos tornam-se agricultores e não podem ser removidos e permanecerão lá até que o jogo termine. Cada jogador começa com sete meeples e deve gerenciar a sua colocação para uma pontuação ótima.

Carcassonne é divertido com dois a cinco jogadores e requer estratégias diferentes à medida que a contagem de jogadores aumenta. Um jogo de dois jogadores tipicamente envolve a construção de estradas e cidades maiores, mas à medida que o número de jogadores aumenta, pode haver mais estratégia em gerir a área e tentar bloquear, roubar ou nas últimas das hipóteses, compartilhar os territórios com os oponentes.  

Carcassonne: Winter Edition vem com exatamente as mesmas 72 peças do jogo original, mas com um novo tema de inverno. Em vez de campos verdes de relva, temos campos cobertos de neve e lagos congelados com patinadores de gelo, árvores de Natal e até o Pai Natal se olharmos perto o suficiente e com atenção. As regras do jogo são inalteradas e, por isso, joga-se exatamente como o original. 

Mas nem tudo é perfeito. O grande problema de Carcassonne: Winter Edition é o facto que as partes de trás das peças são azuis em vez do tom cinza usado na versão original, e em todas as expansões lançadas nos últimos dez anos, tornando-as na maior parte incompatíveis. Se estão à procura apenas do jogo básico e não têm intenções de comprar nenhuma das expansões, Carcassonne: Winter Edition é uma ótima compra. Se querem jogar com qualquer uma das expansões, aconselhamos a comprar a versão original. 

Carcassonne é um jogo bonito e simples que facilmente apela para os jogadores mais experientes e para aqueles que se estão a iniciar nos jogos de tabuleiro. A versão de inverno para esta época natalícia é perfeita! Se ainda não tem planos para depois da ceia de Natal, aqui a sugestão!
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory.

Sem comentários:

Enviar um comentário