Vamos até Braga ao NaniCon? - Cosplay


Não podíamos escrever sobre o NaniCon sem referir um dos pontos mais importantes deste evento. Por destacar a cultura asiática e como principal foco o Anime e o Manga, vai acabar por remeter automaticamente para uma arte que continua a ganhar força no nosso país. Já são vários os nomes que tão bem nos representam nesta arte e é admirável aquilo que se tem desenvolvido nos últimos anos. O Cosplay vai crescendo em Portugal e como é óbvio qualquer evento dentro desta área quer mostrar que apoia estes artistas. Por isso nesta primeira edição podem contar com muita dedicação por parte da organização para que todos os cosplayers ou aspirantes ao mesmo tenham um grande dia.

Mas este texto não é destinado aos cosplayers, porque esses já devem estar cansados de saber o que é o NaniCon, certo? Não? Naniiiiiiii? Bem no próximo dia 8 de dezembro fica o destaque de se organizar uma competição de cosplay completamente diferente do que estão habituados a ver. Nem todos os que partilham a paixão por esta arte têm a coragem ou destreza de se apresentar em palco e isso é perfeitamente natural. A fasquia está neste momento bem elevada e muitos colocam isso em cima dos ombros, ficando de fora da participação nesses concursos. A falta de prémios também não é um problema, havendo alguns nas várias convenções nacionais que são bem aliciantes. No NaniCon não precisam de ter esses receios, pois haverá duas formas distintas de competir. Por um lado a tradicional, onde cada cosplayer realizará uma performance alusiva ao seu cosplay. Do outro lado teremos um momento mais divertido, mais relaxado onde apenas terão de mostrar os vossos fatos pelo evento numa espécie de desfile de grupo e imaginem só: ainda podem ganhar uns prémios bem interessante. Por isso para todos os cosplayers ou, mais uma vez, aspirantes a tal venham até ao NaniCon e divirtam-se a encarnar as vossas personagens favoritas.

A forma como a organização está a destacar esta arte e os seus artistas é realmente de louvar, mostrando como será possível oferecer condições que estes necessitam. Temos de nos lembrar que os cosplayers são, em larga escala, o que dá alma a este tipo de eventos, por isso é preciso criar um ambiente digno do seu trabalho, com locais para que se possam vestir e principalmente para que possam descansar e mostrar a sua arte ao público. Se não sabes como começar, haverá espaço para ti onde poderás conversar com cosplayers mais experientes, ver os seus trabalhos, ajudar adquirindo alguns prints (fotografias de sessões) ou até mesmo experimentar vestir a pele de um personagem graças às entidades presentes como a Cosplay Hour. 

Vem e diverte-te! E agora? Já estás convencido?
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário