Antes de Sermos Vossos


Antes de Sermos Vossos é uma história ficcional, altamente emocional e comovente, baseada em factos reais. Lisa Wingate lança luz sobre as ações desprezíveis da vida real de Georgia Tann, uma mulher que administrava uma rede de tráfico de crianças, mascarada como uma agência de adoção, durante décadas no Tennessee. Os seus clientes eram pessoas ricas e famosas, proporcionando crianças a preços escandalosos, lucrando milhões com a venda de crianças, que eram frequentemente sequestradas.

Este livro abrange gerações, alternando entre o presente e o passado. A história do "passado" é narrada pela irmã mais velha da família Foss, Rill (também conhecido como May). Avery Stafford, ex-promotora federal e filha de um proeminente senador, conta a história no tempo presente. Aos poucos, as duas linhas cruzam-se e a conexão aparece.

A história fictícia das cinco crianças da família Foss é paralela às experiências da vida real de centenas de vítimas da agência de adoção ilegal da Georgia Tann. Neste caso, as crianças são roubadas do barco da família numa noite em 1939, enquanto os pais se deslocam para o hospital devido a complicações com a gravidez da mãe e quando deixados sozinhos, as crianças são levadas por policiais corruptos que trabalham para o tráfego de crianças.

Imediatamente, as crianças são empurradas para uma situação sombria, experimentando situações de abuso e crueldade nas mãos das pessoas que administram o "orfanato". A tragédia e perda tornam-se em tudo o que conhecem, pois são despojadas das suas identidades anteriores. Separados, renomeados e adotados, as suas vidas são mudadas para sempre.

No presente, Avery Stafford encontra-se a visitar uma casa de repouso para apoiar a campanha política de seu pai. Nesse local, ela encontra uma senhora idosa chamada May. Mais tarde, quando ela é contactada pelo administrador da casa de repouso, que lhe diz que a idosa lhe retirou a sua pulseira, Avery vai contra as indicações do administrador e decide visitar pessoalmente a senhora. O seu primeiro encontro define uma série de eventos e Avery começa a cavar o passado.

Este é o tipo de história que aumenta a consciência e deixa o leitor indignado. Foi emocional, inspirador e sincero. Eu estava completamente perdida na situação das crianças da família Foss, enquanto estava com o coração partido pela absoluta injustiça de todo o cenário.

Como tantos outros, eu desconhecia a existência desta agência de adoção ilegal e da corrupção generalizada que permitia que os traficantes de crianças prosperassem por tantos anos. Este livro informou-me sobre o assunto e chocou-me com aquilo que encontrei.

As meninas e mulheres em Antes de Sermos Vossos são extremamente fortes e independentes. Partes desta história não foram fáceis de ler. É um estudo de caráter verdadeiramente profundo e instigante, repleto de atrocidades que ninguém, e muito menos uma criança, deveria suportar. Enquanto o assunto é um conteúdo difícil, o livro é muito bem realizado e as histórias são interligadas habilmente.

A escrita fez um belo trabalho ao fundir os factos reais e ficção, sendo impecável e a história foi bem trabalhada. Lisa Wingate fez um trabalho magnífico ao trazer o leitor de volta no tempo, criando uma atmosfera realista e construindo uma história fictícia sobre uma das mais chocantes operações de adoção do mercado negro na história americana.

Esta foi uma história trágica e muitas vezes deprimente, mas é uma história que precisava ser contada. Este romance puxa as cordas do coração, agita com injúria e o horror, mas no final a história foi sobre laços familiares e uma conexão espiritual que não pode ser quebrada, não importa o quê.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory.

4 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa, a ver se encontro. Obrigada pela partilha, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal, o livro foi editorado pela Editora Saída de Emergência!
      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Adoro história de mulheres fortes que lutam por seus ideais. ótima resenha.
    www.lianepatricia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo feedback :D
    Também adoro personagens femininas que sejam fortes!
    Boas leituras!

    ResponderEliminar