Wolf´s Rain


Wolf´s Rain despertou o meu interesse não só pelo tema mas também pela sua complexidade e pelo seu leque de personagens, que o torna num anime bastante agradável aos olhos.

 A ação passa-se num futuro pós- apocalíptico, em que o planeta Terra está a morrer e a humanidade vive em cidades fechadas, rodeadas de terrenos desertos sem vida. Nesta realidade, existe uma profecia que conta que os lobos são os únicos que irão consegui entrar no "Paraíso". Esta também afirma que os humanos são descendentes de lobos que optaram por se transformar permanentemente em humanos e que esse facto foi-se esquecendo ao longo dos tempos.

Nesta era, os humanos vivem as suas vidas convencidas de que os lobos estão extintos há mais de 200 anos, mas a verdade é outra. Há medida em que os lobos começaram a morrer pela mão do Homem, estes tiveram que se adaptar e no final conseguiram arranjar maneira de conviver com os humanos sem que se apercebessem da sua presença, transformando-se em humanos usando ilusões.

Neste enredo, vemos quatro lobos: Kiba, Toboe, Tsume e Higa, que se conhecem por estarem a seguir o cheiro da flor lunar, que é procurada por Darcia, o último da sua família, e amaldiçoado com um olho de lobo (para lhe relembrar a sua natureza e aquilo que fez). Darcia fará de tudo para a flor, e usá-la para beneficio próprio.

Para encontrarem o mítico "Paraíso" e a flor lunar, os quatro terão de esquecer as diferenças que existem entre eles e trabalhar em conjunto para o bem da sua espécie.

Para conseguir formular uma boa opinião, tive de rever bastantes detalhes que não são muito percetíveis a "olho nu" e talvez essa tenha sido a parte mais complicada deste artigo. Um dos detalhes e muito provavelmente o mais importante de todos é o facto do Cristianismo estar representado como a Doutrina Calvinista que diz que apenas algumas pessoas seletas conseguem entrar no "Paraíso", o que é exatamente o que diz a lenda no anime. Isto é algo incrível, pois conseguiram introduzir isto de forma subtil e que apenas os mais atentos é que dão por isso. Achei também interessante o facto do nome do próprio tiíulo ser alvo de teorias pois acha-se que tem algum significado escondido.

Este anime, mostra também alguns problemas que são visíveis na vida real, como por exemplo a extinção de espécies, e penso que este seria um dos temas que eles queriam abordar e consciencializar o público para esta questão que é cada vez mais pertinente.

Quando comecei ver este anime, o meu problema foi vê-lo e interpretá-lo de forma tão leviana, quando há muito para aprender com ele, portanto fica aqui o meu conselho para quem estiver interessado em assistir, tem de o fazer de "olhos abertos".
Wolf´s Rain
Criado por:
Lançamento/Término:
Género(s):
Mário Torres
Escrito por:

Sou de Coimbra, sou uma pessoa que gosta de tudo um pouco, especialmente desporto e animes, e quando estes dois últimos se juntam… Também sou fã de videojogos, preferindo a PlayStation e a Nintendo, e claro gosto de um bom filme. 

14 comentários:

  1. Olá
    Nossa, faz muito tempo que não assisto um anime, nem sei direito porque parei de assistir já que amo, e estou sempre lendo mangás, fique bem curiosa com esse anime, ainda mais tendo tantas teorias interessantes sobre ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá tudo bem, sim, é um anime interessante por causa dessas teorias, mas também pelas sequencias de ação, como disse no artigo não é daqueles animes que se pode ver de forma "normal". Vai ver que vai gostar do anime, e desde já muito obrigado pela sua opinião.

      Eliminar
  2. Oi,tudo bem?

    Nossa o último anime que assisti foi Naruto, após ele não parei para assistir outro. Então gostei bastante deste post e achei uma ótima indicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tudo bem, eu estou á 3/4 anos para acabar de ver o Naruto, parece que vai ser este mês que o acabo de ver, mas acho que não vou fazer um artigo sobre ele pois é conhecido em todo mundo, em relação a este artigo, tenho a certeza que vai gostar de ver esta obra, obrigado pela sua opinião

      Eliminar
  3. Olá querido, tem anos que não assisto um anime desse jeito, mas muito obrigada pela indicação
    Abraços,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, acho que ente anime é uma ótima maneira de voltar a entrar neste mundo, vai ver que vai gostar, e obrigado eu pela sua opinião

      Eliminar
  4. Oie!! Vou indicar este anime para o meu namorado, ele é fã do estilo e com certeza vai amar.
    Sobre o teu post, bem legal vc reconhecer que inicialmente o avaliou de forma "leviana". Muito bacana da sua parte está autocrítica, algo fundamental para todo bom resenhista.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, obrigado pela sua opinião, sim, este artigo foi dos que deu mais trabalho por causas disso e o artigo não estava a sair como eu queria, então tive de fazer tudo de raíz, mas ainda bem que gostou, apartir daqui é sempre a melhorar...

      Eliminar
  5. Olá!!
    Eu não sou fã de anime, mas achei o enredo bem interessante. Adoro histórias com seres sobrenaturais ou mitológicos. Obrigada pela dica!!
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, é compreensível que este tipo de arte não seja para todos, mas pode ser que depois da visualização deste anime, vai começar a gostar, eu também não vejo todos, mesmo aqueles que estão na moda, eu primeiro leio o enredo, e se gostar ou achar minimamente interessante aí vejo, desde já um obrigado pela sua opinião

      Eliminar
  6. Vejo poucos animes, mas os que já vi sempre passam uma mensagem bem mais ampla e importante do que o básico da animação. Pelo que você comentou, esse também. Preservar as espécies é realmente muito importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, sim é um dos detalhes que mais gosto no que diz respeito aos animes, há sempre uma mensagem importante escondida e que nós temos de descobrir qual é e refletir sobre a mesma. Muito obrigado pela sua opinião.

      Eliminar
  7. Olá. Eu não sou fã de anime, isso fica por conta do meu marido haha. Mas achei a premissa mt legal com um mundo pós apocalíptico e uma pitada de fantasia.
    Vou indicar pro meu marido e quem sabe eu não veja com ele, né?! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
  8. Adoro como asiáticos conseguem pegar uns plots aleatórios, meio sem pé nem cabeça e transformar em boas histórias. É muito admirável.
    Eu evito assistir animes, porque sei que vai ser um caminho sem volta e eu não ia querer fazer mais nada da minha vida hahah Mas olha, fiquei bem curioso com esse

    abraços
    desconstruindooverbo.com.br

    ResponderEliminar