As Mulheres Mais Geeks


Neste dia da mulher, o Café Mais Geek tem para todos os seus leitores um artigo muito especial. Aqui queremos fazer referência às mulheres no mundo geek, quer como personagens de uma qualquer aventura ou mesmo como o principal nome no desenvolvimento das várias artes deste nosso/vosso mundo.

Videojogos

Metroid

Toda a saga Metroid é bem conhecida no mundo dos videojogos e é extremamente importante neste aspeto que hoje destacamos aqui, quando na trilogia original, mesmo no seu final é revelado que Samus Aran é uma mulher. Para os jogadores isto foi uma enorme surpresa, principalmente por não ser comum nos anos 80, os videojogos terem uma mulher como protagonista da história. Geralmente seria uma princesa a necessitar de ser salva, mas aqui era uma poderosa caçadora de recompensas que ao longo de todo o jogo parte numa aventura carregada de ação.

Banda Desenhada

Monstress (Vol. 1: Despertar; Vol. 2: O Sangue)

Numa incrível história e com uma arte brilhante, Monstress é uma das mais recentes apostas da Saída de Emergência, que já tivemos oportunidade de ler os dois primeiros volumes. Aqui destaca-se as personagens femininas que fazem parte de todo o enredo. Desde a sua protagonista, às personagens secundárias e mesmo os dois nomes por trás de todo este universo. Marjorie Liu e Sana Takeda, que tivemos o prazer de conhecer na última edição da Comic Con Portugal. Monstress é uma ode à força das mulheres e às suas conquistas.

Cinema

Wonder Woman - Mulher Maravilha

Apesar de estar longe de ser o primeiro filme de uma heroína com principal destaque, este teve uma grande importância no mundo dos filmes de super-heróis mais recentes. Mulher Maravilha não é só o filme onde uma mulher tem todo o protagonismo, mas onde uma atriz estrangeira consegue um enorme destaque num filme deste género, onde uma realizadora se demarca neste mundo tão difícil que é o do cinema e principalmente o de heróis. Mulher Maravilha é o título que vai ficar para sempre na história como uma grande mudança na indústria do cinema, principalmente no universo geek.

Jogos de Tabuleiro

Mansions of Madness 2nd Edition

Ao contrário das várias listas, nos jogos de tabuleiro fica difícil de destacar uma personagem ou algo relativo à mulher. São vários os jogos onde estão presentes e por isso não podemos ir por aí. Destacamos aqui o famoso jogo Mansions of Madness, em particular a segunda edição, que contou com um duas mulheres no desenho de toda esta edição. Ao longo de tantos anos, quer nos jogos de tabuleiro clássicos como o Monopoly, quer nos jogos de tabuleiro modernos como é o caso deste, as mulheres fizeram parte desta indústria e ajudaram no desenvolvimento de tantos jogos que nos fizeram ganhar tanta hora de diversão e companheirismo.

Séries de TV

Marvelous Mrs Maisel

São muitas as séries que retratam a mulher de várias formas. Quer seja num mundo mais geek, ou menos encontramos na televisão um conjunto de séries que se foram destacando ao longo dos anos. Desde a mais recente Super Girl, até comédias como 2 Broker Girls, mas aqui destacamos uma das mais recentes que teve direito a artigo no Café Mais Geek. Marvelous Mrs Maisel é uma série que tem como principal modelo uma mulher tão real e próxima daquilo que podemos encontrar no dia a dia que se torna mágico. As lutas e uma aventura que ninguém pode antecipar. Saibam tudo sobre Mrs Maisel no artigo pois não se vão arrepender.

Literatura

Hidden Figures: The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race

Sim, estão a ler bem, este é o livro que se inspirou num grupo de mulheres talentosas e que acabou por inspirar um magnífico filme. Hidden Figures é uma história incrível que merece ser vista por todos. Por trás da corrida espacial mais espantosa da história está uma ainda mais magnifica, que apresenta não só uma equipa de mulheres que tanto deram para o programa espacial, mas uma equipa de mulheres de cor, numa altura em que isso era um grave problema nos Estados Unidos. 

Anime & Manga

Ghost In The Shell

Não é fácil separar manga de anime, principalmente porque muitos dos grandes animes são animações de mangas de sucesso. Aqui destacamos Ghost in the Shell, quer pela produção animada, quer pelo a sua origem em banda desenhada japonesa. Até já tivemos direito a um filme, que não é assim tão bom, mas nos apresenta esta heroína feminina num mundo futurista e cheio de ação. Esta história acompanha Major, uma agente de operações especiais, uma híbrida de humano e ciborgue, que lidera a equipa de elite Section 9.
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto. Considero-me um geek, um devorador de Filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de Videojogos e adoro o mundo Nintendo. Ver uma série? Só consigo em maratonas... acho que preciso de ajuda... Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário