Top 5: Super Mario em 2019


Quem aí desse lado não conhece o canalizador de bigodes, com uma fatiota vermelha e azul? Devem ser muito poucos e hoje, dia 10 de março para quem estiver a ver isto mais tarde, comemora-se o dia do Mario. Porque neste dia? Bem, vou tentar explicar. Este dia surgiu nos Estados Unidos onde as datas são escritas ao contrário daqui, logo onde habitualmente escrevemos 10MAR, por lá escrevem MAR10. Acho que não preciso de dizer muito mais para que se compreenda a relação entre este dia e a mascote da Nintendo. Apesar de ser um dia criado pelos fãs há alguns anos atrás, hoje é já acolhido pela própria empresa como o grande dia do Mario e nos Estados Unidos é mesmo celebrado com um conjunto de atividades e descontos nas lojas oficiais da marca. Cá em Portugal, em 2019, as lojas entraram também nesta onda e criaram uma série de promoções em jogos relacionados com o personagem. Para comemorar este dia, queremos deixar aqui uma pequena homenagem a esta gigante série. Não vamos falar de todos os jogos, pois seria um trabalho para umas dezenas de artigos, mas vamos apenas referir um pouco sobre os mundos por onde Mário já passou.

Muitos de vós já devem estar fartos de ouvir a história de Mario e não me vou aprofundar muito neste aspecto. Este surge pela primeira vez no jogo arcade Donkey Kong como Jumpman, tentando salvar a sua namorada Pauline - que regressou ao universo em Super Mario Odyssey - e passa a ter o nome de Mario pouco tempo depois, tendo um jogo onde faz de vilão, Donkey Kong Jr. passando ainda pelo jogo Mario Bros. até finalmente ter aquela que é considerado por muitos a grande estreia em Super Mario Bros. para a Nintendo Entertainment System, a máquina 8bits da Nintendo.

Desde aí que um dos heróis mais famosos da história tem passado por grandes mudanças e principalmente ultrapassou completamente a barreira dos videojogos. Um personagem icónico que ficará marcado para sempre na memória de muitos. Sejam jogadores ou não, o nome Mario será garantidamente do conhecimento de todos e agora em 2019, vamos aqui deixar onde podem encontrar este aventureiro com bigodes e o que vem aí que será para tomar em conta. Fiquem então com o nosso top 5 atual.


Já com um conjunto invejável de jogos este spinoff foi uma das entradas na Nintendo Switch durante o ano de 2018. Depois de um jogo morno na Wii U, a nova edição apresenta um jogo competitivo, carregado de extras interessantes e que com toda a certeza dará um grande número de horas de divertimento. Sozinho, acompanhado ou online, Mario Tennis Aces é uma aposta a ter em consideração, principalmente se são amantes do desporto. Conta com um leque de personagens bem interessantes e permite o jogo com sensor de movimentos ou em controlos clássicos. Bom para todos.


Quando temos um party game com as carismáticas personagens de Mario torna tudo mais interessante. Ver um gigante Bowser a tentar pedalar numa bicicleta onde mal cabe vai alegrar qualquer um. Momentos divertidos não vão faltar neste título, que apenas peca por ter poucos tabuleiros. Apesar disso, os minijogos vão tornar tudo mais interessante e divertido. Novamente aqui, depois de um Mario Party 10 na Wii U que desiludiu muitos dos fãs, parece ter aqui regressado à sua glória e mesmo com algumas coisas a melhorar, como um sistema online mais interessante, este é o jogo ideal para qualquer festa.


Apesar de não ser original da Nintendo Switch, Mario Kart 8 foi um dos títulos mais vendidos na Wii U e a sua qualidade é inegável. Com isso a Nintendo não perdeu tempo e tornou este num dos primeiros relançamentos. Tal como na Wii U, onde deixei centenas de horas, este jogo é altamente divertido, viciante e vai fazer parte de todos os vossos serões com amigos. Nada melhor que ver aquela carapaça azul em alta velocidade a passar por nós enquanto vamos em segundo lugar, ou a frustração de saltar para décimo lugar e a caixa surpresa nos presentear com um conjunto de moeda.


Lançado para a Nintendo Switch em 2017, este foi a sequela que todos aguardavam. Um jogo cheio de estilo e com uma escala soberba. Considerado por muitos como a verdadeira sequela de Super Mario 64, este apresenta uma enorme liberdade de exploração e mundos riquíssimos. Uma homenagem a toda a saga com um estilo completamente 3D e onde a aventura está assegurada. Um título a ter em conta e que faz valer a compra de uma Nintendo Switch. Super Mario Odyssey é uma reinvenção da série em três dimensões, que parecia estar a perder-se desde Super Mario Galaxy na Wii. Obrigatório para qualquer coleção Nintendo Switch.


Recordo-me perfeitamente de adquirir uma Wii em 2007 e ter de aguardar uma eternidade - pelo menos na minha cabeça - para meter as mãos em Super Smash Bros. Brawl. Novamente na Wii U, desesperei pelo lançamento do novo título da saga, que acabou meio decepcionante, mas ainda assim um grande jogo. Por isso não é de estranhar a felicidade em perceber que logo no segundo ano da consola iríamos ver o novíssimo jogo da série. Um spinoff que se iniciou na era da Nintendo 64 e que tem vindo a transpor o universo Nintendo desde o segundo capítulo na GameCube. Agora foi ainda mais longe, apresentando não só novidades no elenco de personagens, mas todos os personagens que já marcaram presença na série estão aqui. Um título mais que completo que continua a receber personagens e é sem dúvida obrigatório.

Futuro:


O futuro de Super Mario na Nintendo Switch é bem risonho. Um dos títulos mais surpreendentes da Wii U foi Super Mario Maker e é bom ver que a Nintendo não esqueceu isso. Este tem a particularidade de podermos ser nós a construir os próprios níveis. Vejamos isto como uma oficina onde podemos escolher o estilo de jogo, e utilizar todos os componentes e mais alguns para criar o mais louco nível de sempre. Nós estamos ansiosos por este título e vocês?

Concluindo

Entre 2017 e 2019 foram vários os lançamentos no mundo Mario e aqui apenas destacamos cinco que contamos serem extremamente divertidos e carregados de bons momentos. Jogos como New Super Mario Bros.U Deluxe, ou Mario + Rabbids: Kingdom Battle, construído pela Ubisoft, marcaram presença na principal consola da Nintendo e vão com toda a certeza oferecer tantas ou mais horas de bom entretenimento, mas este é o nosso top e é a nossa forma de deixar uma pequena nota ao incrível canalizador Mario.

Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário