Star Wars Livro 5 - A Guerra Secreta de Yoda



A editora Planeta já algum tempo que vem apostar na banda desenhada no mercado nacional e ao contrário de outras editoras, esta tem focado as suas atenções em licenças bem conhecidas como Guerra dos Tronos e Star Wars. Nunca fui muito de me estender pelo universo Star Wars além dos filmes e nem sabia muito bem de que forma eles encaixavam com o resto das histórias, mas com esta leitura acabei por fazer alguma pesquisa e para todos os que estão como eu, vou tentar dar uma rápida explicação. Após a aquisição da Lucasfilms pela Disney, todos os projetos do universo Star Wars foram inicialmente cancelados de forma a organizar todo o universo, que estava uma enorme confusão. Depois iniciou-se o processo de reestruturação, apresentando alguns projetos antigos que continuam a manter-se dentro do canon (histórias que interessam para a continuidade do universo), assim como novas ideias que vem oferecer mais conteúdo ao que já conhecemos. Esta série de bandas desenhadas editadas em Portugal são algumas dessas e o leque da editora começa a ser cada vez maior, mas por agora vamos falar deste volume.


Este é já o quinto volume e é o mais recente lançado em lojas nacionais, mas não precisam ficar preocupados porque apesar de claramente me faltar algum conteúdo para entender o início do volume, a história que se pode considerar mais importante e central é perfeitamente compreensível aqui. Começamos na época de Luke, Leia, Solo e os seus companheiros, quando todos conseguiram roubar um Star Destroyer, naves imponentes do império, para ajudar na luta dos rebeldes. Esta aventura acabou por levar a que C-3PO fosse capturado e apesar dos três companheiros perceberem que o resgate seria demasiado perigoso, o grande R2-D2 decide partir numa demanda para resgatar o seu companheiro. Enquanto isso, Luke e o seu X-Wing acabam com problemas graças a R2 e aproveita para ler um pouco mais do bloco de histórias de Obi Wan Kenobi. É neste momento que voltamos atrás no tempo e passamos a ver Yoda nos seus tempos de glória e quando este partia em missões a par com o jovem Obi Wan e o seu mestre Qui-Gon Jinn. Depois de dar uma missão importante a estes dois, Yoda sente uma alteração na força muito forte como que se tratasse de um pedido de ajuda e assim começa a grande aventura.

Esta história encaixa-se precisamente antes dos acontecimentos do primeiro filme. Aliás, segundo a cronologia oficial, o ano dos acontecimentos desta aventura de Yoda é exatamente o mesmo em que conhecemos pela primeira vez Anakin Skywalker. Lançado originalmente em 2016, num conjunto de cinco volumes, é em 2017 que chega num só volume aliado ainda ao anuário 2, uma história singular que oferece ainda mais conteúdo. Isto é tudo o que podemos encontrar na edição nacional e esta é sem dúvida uma aventura Star Wars. Achei incrível o facto de finalmente podermos ver Yoda numa missão e na busca por respostas, sendo essas tão importantes para o futuro de toda a saga e apesar de ainda haver imenso por responder, pelo menos para mim, este foi mais um passo na explicação destes personagens imensos que tiveram tão pouco tempo de antena no grande ecrã. Via muito bem estes volumes como um episódio de uma série oficial e ainda é mais fácil fazer esta ligação quando a arte apresentada demonstra exatamente o estilo dos filmes com um desenho ultra-realista que permite uma ligação mais forte e rápida com os personagens.


Sendo um fã da saga de filmes, fiquei ainda mais interessado nestas leituras suplementares pois parecem oferecer conteúdo extra interessante o suficiente para valer a sua leitura. Se querem saber mais sobre as aventuras de personagens com menos destaque no grande ecrã, estas banda desenhadas são para levar em conta, principalmente devido ao seu estilo que nos aproxima imenso das caras que tão bem conhecemos. Ver um Mark Hamill jovem e na página seguinte um Obi Wan Kenobi também jovem é algo quase impossível de se imaginar, mas não quando falamos de desenho. Além de ter ficado curioso em ler o que está para trás, estou extremamente interessado em saber qual o próximo arco desta aventura de Luke na sua busca pela Força. Actualmente podem encontrar este volume 5 e até o 6 já à venda nas lojas habituais e aconselho vivamente aos fãs deste universo em pegar nestas histórias e conhecerem ainda mais do universo que tanto gostam.
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário