Amadis de Gaula - Novidade Editora Imaginauta


Abril ficou para trás e com ele o Festival Contacto 2019. Foram dois dias de palestras, lançamentos de livros, jogos de tabuleiro, áreas temáticas, apresentações de autores, filmes, jogos de personagem entre outras actividades.

Foram mais de 2000 as pessoas que nos vieram visitar e viver a ficção científica e fantasia.

E novidades? Já lá vamos...


AMADIS DE GAULA
Este é um clássico da literatura medieval portuguesa, preenchido de aventuras, magia e actos de cavalaria, pela primeira vez traduzido para português corrente a partir do mais antigo livro sobrevivente de 1508.

Autor: Garci Rodriguez de Montalvo
Tradução: Graça Videiro Lopes
Prefácio: Nuno Júdice
ISBN 978-989-98145-6-1
424 páginas, capa mole, 148x210x12 mm

Sinopse:
Amadis de Gaula foi um “best seller” medieval/renascentista e, graças à não existência de direitos de autor na altura, sofreu várias sequelas, spin-offs e obras paralelas nele directamente inspiradas.
A importância deste romance pode-se ver reflectida no facto de ser um dos poucos livros que não foram destruídos pelos amigos de D. Quixote ao tentarem salvar o Cavaleiro da Triste Figura da sua loucura, por considerarem tratar-se de um dos poucos bons livros de romances de cavalaria.
Já no plano da não-ficção, quando os primeiros exploradores chegaram a Aztec, a capital de Tenochtitlan exclamaram “Ficámos maravilhados. Dissemos que se parecia com as coisas encantadas de que falam no livro do Amadis”.
O próprio estado da Califórnia foi assim nomeado inspirado numa ilha existente no livro do filho de Amadis (um dos livros spin-off) de onde vem um exército de mulheres guerreiras que ajudam o herói a defender Constantinopla. 
Muito se tem discutido acerca da versãol da qual partiu a tradução de Garcí Rodriguez de Montalvo à qual ele confessa ter acrescentado um volume de sua autoria aos três existente.
Muitos especialistas defendem até que seria uma obra originalmente portuguesa.


Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e em roer as unhas. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends, GoT e Big Bang Theory.

Sem comentários:

Enviar um comentário