Acabei de Acabar

Team Sonic Racing

Playstation 4

Team Sonic Racing


Já há algum tempo que a Sega procura estabelecer uma franquia de corridas que consiga competir com o campeão dos campeões: Mario Kart. A luta não tem sido fácil, mas já com dois jogos lançados conseguiu pelo menos uma base de fãs muito interessante para continuar a existir interesse. Apesar de tudo isso o jogo original foi lançado em 2010 e a sua sequela já foi em 2012 que chegou às consolas e PC, na altura acabou por ser um dos títulos de lançamento da Wii U. Setes anos depois e com uma geração Nintendo completa e as concorrentes já a partir para a próxima geração, chega o terceiro capítulo desta saga que além disso parece pretender funcionar como um reboot. Algo que a Sega parece estar a fazer ultimamente é ouvir os fãs e principalmente recuperar a sua imagem na indústria. Por isso mesmo a minha curiosidade neste título era imensa.

Longe de ser um concorrente a par com Mario Kart 8 da Nintendo Switch, Team Sonic Racing é um competente jogo de corridas de karts com personagens fictícias, que chega a todas as plataformas do momento. Por aqui jogamos a versão PlayStation 4 e à primeira vista fiquei com a sensação de que o jogo está extremamente difícil de controlar. Talvez as demasiadas horas colocadas em Mario Kart me tenha tirado o hábito destes jogos de corridas do Sonic, mas ao recordar a minha experiência em Sonic & All-Stars Racing Transformed fiquei com a ideia que se controlava de forma mais natural, mas vamos lá relembrar um pouco. Nos dois primeiros títulos de corridas a ideia era competir diretamente com os títulos da Nintendo e por isso muita coisa se assemelhava na condução. O seu estilo arcade era óbvio e funcionava muito dentro dos padrões do seu concorrente. Assim não era de admirar que para quem tivesse hábito num jogo conseguisse adaptar bem ao outro. Aqui estamos numa geração diferente.


A Sumo Digital desenvolveu aqui um formato mais único de se jogar e desde a condução dos veículos até ao estilo das corridas muita coisa está diferente. A ideia das equipas torna tudo bem diferente, principalmente no jogo a solo, onde não dependemos apenas de nós, mas também dos outros dois membros da nossa equipa. Sem eles, não conseguimos ganhar. Incrivelmente achei que o desenvolvimento do CPU está perfeitamente aceitável mantendo sempre boas posições em relação às do jogador e mesmo quando as coisas não corriam tão bem para o meu lado lá tinha um dos companheiros nas principais posições. Contudo este formato de equipa nem sempre parece ser natural e acaba por ser quase um pequeno extra deste jogo em específico.

Como nem sempre é obrigatório jogar neste formato de equipa acaba por se tornar um mero modo extra de jogo e isso acaba por retirar alguma da sua importância. Durante a campanha este modo é o mais jogado, mas mesmo aqui encontramos desafios que relembram os jogos anteriores. Apesar de tudo este modo de equipa oferece uma experiência inovadora e com certas mecânicas que oferecem momentos de loucura durante as corridas. Algumas ideias introduzidas nos jogos passados voltaram a desaparecer, mas foi introduzido todo um modo de personalização dos veículos que tem um nível de profundidade bastante aceitável. Com toda esta personalização perdemos também com o número de personagens disponíveis. O conjunto mínimo de personagens e de circuitos disponíveis é um ponto contra este título, que acaba por oferecer um conteúdo reduzido para o estilo de jogo que aqui se apresenta.


Team Sonic Racing é uma boa entrada na saga e oferece uma série de novidades interessantes e principalmente inovadores, mostrando mesmo que é possível desenvolver um concorrente ao jogo da Nintendo sem copiar as suas mecânicas. Penso que a ideia apresentada é um bom novo arranque desta franquia e temos aqui espaço para evoluções muito interessantes. É importante principalmente aumentar o número de conteúdos disponíveis no jogo, pois a lista que é aqui apresentada não é suficiente para manter os jogadores interessados por muito tempo. É um jogo divertido e interessante, com uma campanha cheia de desafios que vão colocar à prova as vossas capacidades de condução. Tem os seus problemas, mas a sua essência está lá e tem a sua própria alma, mostrando mais inovação que os jogos anteriores. Se querem uma alternativa ao Mario Kart na Switch ou então um jogo desse estilo nas restantes consolas esta é a oportunidade.
7.5
Team Sonic Racing
Eduardo Rodrigues
Escrito por:

Nascido em Coimbra, a residir bem perto e a estudar cá. Considero-me um geek, um devorador de filmes e adoro ler um bom Comic. Gosto de videojogos e adoro o mundo Nintendo. Tenho uma pequena coleção que vai desde a Mega Drive até à Wii U. Adepto quase fanático da Briosa e um assistente fervoroso no estádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário