Já são conhecidos os números oficiais da Comic Con Portugal 2019


A 6º edição do evento Comic Con Portugal terminou e durante os 4 dias passaram pelo recinto, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, mais de 140 mil pessoas, cerca de 350 convidados nacionais e internacionais, mais de 90 empresas e marcas, entre parceiros, patrocinadores e expositores e cerca de 42 ativações.

Pela segunda vez consecutiva, o evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, uma parceria que se irá manter até à próxima edição. A NOS manteve-se como main sponsor do evento, apresentando várias ativações das suas marcas, nomeadamente da WTF, NOS Studios, Canais TV Cine, NOS Play, The Walt Disney Company, Independentes e Cine NOS, o Cinema ao Ar Livre na Comic Con Portugal, mas também ao nível da programação, com conteúdos como um painel com as vozes nacionais do grande sucesso da Disney, Frozen 2 - O Reino do Gelo, a presença de dois realizadores e de um produtor do filme A Ovelha Choné O Filme - A Quinta Contra-Ataca, ou a presença do ator Óscar Jaenada, que interpreta o papel de Victor Martinez, em Rambo: A Última Batalha, apresentado por Joaquim de Almeida.
As principais novidades desta edição, começaram logo pelo espaço renovado. Pela primeira vez em todas as edições Comic Con Portugal, o evento foi dividido em três grandes áreas, a Área Comercial, Experiências e Programa/Auditórios, com conteúdos de 10 temáticas diferentes: Cinema, Televisão, Banda Desenhada, Literatura, New Media, Música, Anime&Manga, Cosplay e Comic-Con Kids. O novo espaço conquistou os visitantes, proporcionando-lhes uma experiência mais agradável. 

A nível de convidados, o destaque vai para Todd Stashwick (Gotham), Tricia Helfer (Lucifer e Battlestar Galatica), Esther Acebo e Itziar Itunõ (La Casa de Papel), Alexander Ludwig (Vikings), Benedict Wong (Doutor Estranho), Kevin McNally (Piratas das Caraíbas), Millie Bobby Brown (Stranger Things), Anthony Carrigan (Barry), o ator português Joaquim de Almeida ou ainda Kass Morgan, a autora do best-seller dos livros The 100, Ed Brubaker, um dos grandes argumentistas de BD a nível mundial, Ivan Reis, um dos mais importantes artistas de BD do mundo, ou o designer português de LEGO Star Wars, César Carvalhosa Soares, entre muitos outros.
A área da música esteve pela primeira vez representada no evento, com o Rádio Comercial Music Stage by milk&black, com várias emissões em direto e diversos convidados como Carolina Deslandes, Cifrão, Filipe Gonçalves, entre outros. Um dos momentos mais altos, foi o concerto da banda do filme Variações, no último dia, com Sérgio Praia, Armando Teixeira e os músicos Vasco Duarte (guitarra), David Santos (baixo) e Duarte Cabaça (bateria), a interpretarem vários dos famosos temas de António Variações, um momento que levou o público ao delírio.

O Hollywood in Concert, apresentado pelo canal Hollywood, foi novamente um dos momentos mais esperados pelos visitantes, que encheram o auditório Golden Theatre. O concerto foi interpretado pela Lisbon Film Orchestra, que recriou o ambiente de catorze filmes emblemáticos, de realizadores tão diferentes como Steven Spielberg, Peter Jackson ou Ridley Scott, permitindo aos fãs recordar imagens, momentos e personagens icónicas da sétima arte.

As ativações no evento voltaram a surpreender os visitantes como o espaço lounge da HBO Portugal com cenários para fotografias das séries Watchmen, A Guerra dos Tronos e Euphoria, os Empaladinhos da Fox, a carrinha de gelados de Stranger Things, da Netflix, o cenário de praia da série LA'S Finest, do AXN, uma pole dance inspirada no filme protagonizado por Jennifer Lopes, Ousadas e Golpistas, do Cinemundo, entre muitas outras, fascinaram os fãs da cultura pop. As ativações da NOS ficaram marcadas por um casting de vozes de Frozen 2 - O Reino do Gelo, da Disney, um barco Viking da série Vikings Temporada 6, a recriação do supermercado da série exclusiva The Handmaid’s Tale que podia ser visitado e fotografado ou uma réplica de um Gyrosphere e do dinossauro Blue do filme Mundo Jurássico: Reino Caído, entre outros.

A área de Gaming, através das marcas presentes como a HP, ASUS, Xbox, Playstation e Nintendo, os diversos torneios realizados e o palco Split&Screen continuaram a atrair vários visitantes, tal como os diferentes youtubers que marcaram presença no evento este ano, como Owhana, Tiagovski, Mafalda Creative, Catarina Perez, João Sousa, entre outros.

O icónico concurso Heróis do Cosplay, um dos momentos mais aguardados pelos fãs na Comic Con Portugal, decorreu no domingo e para além de selecionado o melhor cosplay do evento, foi feita uma pré-seleção de Cosplayers, para serem os representantes nacionais numa das maiores competições de Cosplay Europeias, o Magic International Cosplay Masters, que vai decorrer em março de 2020, no Mónaco. Ainda durante os quatro dias do evento, os visitantes tiveram a oportunidade de ver os concorrentes nas Paradas de Cosplay e conhecer cosplayers internacionais, como Caplypsen. A área Kids também esteve ao rubro, com a presença de várias marcas do universo infantil, como a Disney ou LEGO®, com variadas ativações para os mais pequenos, assim como a área comercial, com as lojas oficiais, como a da Fnac, que apresentaram novos produtos em exclusivo para os visitantes do evento.

Outras das novidades da edição deste ano, foi o alargamento do horário do evento até às 22h, o que permitiu novos conteúdos para o público, como o do Fox Comedy Club, que apresentou quatro espetáculos de stand-up comedy, de 1 hora e meia, nos quatro dias do evento e contou com nomes como Eduardo Madeira, Salvador Martinha, Guilherme Fonseca, Guilherme Geirinhas, entre outros.
Cristiana Ramos
Escrito por:

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.

Sem comentários:

Enviar um comentário