8 séries de Anime para veres no Halloween
Publicado a 27 Out, 2021

Existem animes que estão repletos de grandes séries de Terror e Dark Fantasy. Misturando uma história misteriosa e obscura com a arte que o anime japonês já nos habituou, temos algo que se encaixa perfeitamente no espírito da época.

Assim, vou deixar aqui 8 séries de anime de terror e Dark Fantasy, das minhas favoritas, para aproveitares neste Halloween.

1 – Shadows House – Temporada 1 (13 episódios)

Com a primeira temporada a ter decorrido este ano entre 11 de Abril e 4 de Julho, e com uma segunda temporada já confirmada, só o nome já te da a entender o tema da série.

Shadows House, baseada no Manga do mesmo nome, criado pelo duo conhecido como So-ma-to, segue a história de Emilico e Kate. Emilico é uma boneca humana, supostamente criada apenas para servir os membros da Shadows House, em específico Kate, sendo a imagem perfeita desta. Kate é uma das herdeiras da Shadows House, uma família de sombras vivas repleta de mistérios e normas sociais.

À medida que a história avança, Kate e Emilico ficam cada vez mais próximas, o que as leva a questionar a própria existência e as regras da Shadows House. Ao mesmo tempo que tentam desvendar os segredos da mesma e das origens de ambas, sem serem descobertas pelos líderes da mansão onde ambas se encontram presas.

Uma história cheia de terror psicológico que te vai fazer questionar a sociedade, a tua identidade e as ideologias que sempre pensaste serem “o normal”. Shadows House é uma história que vivamente recomendo a qualquer fã do género que queria algo para ver no Halloween. Aviso já que o final parece um pouco estranho, porque diferencia um pouco do manga, mas os autores já disseram que isso vai ser resolvido na segunda temporada.

2 – Another (12 episódios)

Another é uma série de anime, baseada num manga do mesmo nome, que mistura na perfeição o design e animação anime com a qualidade do terror clássico Japonês.

Durante os 12 episódios da série, segues a história de Kouichi Sakakibara, um novo estudante na escola secundária da cidade Natal da sua mãe e da sua tia (com quem vive), que teve de se mudar depois da morte da sua mãe e do seu pai o deixar sozinho para poder viajar em negócios.

Quando começa a escola Sakakibara nota algo muito estranho. A turma em que este é colocado ignora por completo uma rapariga, Mei Misaki, desde os professores até aos alunos. A única referência que alguma vez é feita à sua existência é o esporádico comentário a dizer-lhe que é melhor para todos se ele a ignorar.

Não aceitando simplesmente tratar uma pessoa como se não existisse, este aproximasse de Mei, mesmo com esta a reafirmar que ele não devia falar com ela. À medida que a amizade entre ambos cresce, Sakakibara descobre que a razão porque todos ignoram Mei é por causa de uma maldição que recai sobre esta turma todos os anos, e todos os anos um aluno deve ser ignorado, com o risco de todos os alunos sofrerem mortes horríveis.

Com um novo propósito, este convence Mei e ambos partem numa jornada para tentar quebrar esta maldição e este ciclo de bullying.

Uma história com uma mensagem muito forte sobre pressão social, saúde mental e bullying. É uma das melhores histórias de terror que o género de anime tem, e definitivamente recomendo se quiseres adoçar o teu Halloween.

3 – Jujutsu Kaisen – Temporada 1 (24 episódios)

Jujutsu Kaisen é um dos Shounens da nova geração, tendo já um lugar marcado na história do anime e tendo fãs espalhados por todo o mundo. Seguindo outros shounen da nova geração, como Demon Slayer e Attack on Titan, que tratam de temas mais complexos e com  mensagens mais fortes que no passado, Jujutsu Kaisen leva esta tendência ainda mais longe. Este anime apresenta um design e animação obscuras e assustadoras que não tem medo de violência, sangue e cenas agressivas.

Seguindo a história pelo ponto de vista do personagem principal, Yuji Itadori, depois de este engolir o dedo amaldiçoado de uma das maldições mais fortes e bem guardadas no mundo. Ele torna-se o avatar desta mesma maldição, de nome Sukuna, e explora um mundo assustador cheio de criaturas que te vão assombrar os pesadelos.

Misturando imagens quotidianas com a presença de criaturas que constantemente perseguem humanos nas sombras para os manipular ou comer secretamente, Jujutsu Kaisen não vai falhar em te fazer questionar se aquela sombra que vês no canto do teu olho é o teu casaco ou apenas uma maldição que decidiu que és a sua próxima presa.

Mas não só de terror psicológico se faz Jujutsu Kaisen. Com um equilíbrio perfeito entre a comédia e o terror e com cenas de luta visualmente agressivas que não estamos habituados/as a ver neste género. Jujutsu kaisen é certamente um anime para te ajudar a viver o Halloween ao máximo, se preferires uma história menos psicológica que as duas apresentadas anteriormente. E talvez, até te leve a ver o filme que vai sair no dia de natal deste ano.

4 – Promised Neverland – Temporada 1 (13 episódios)

Se já leram o meu artigo sobre a segunda temporada de The Promised Neverland, já sabem que acho que é das piores adaptações. Mas, por outro lado, acho que a primeira temporada foi uma das melhores adaptações de um manga de terror para anime.

Seguindo a história de 3 órfãos, Emma, Ray e Norman, enquanto estes vivem uma aparentemente feliz e pacata vida num orfanato, do qual estranhamente nunca podem sair. Rapidamente, descobres que este local e esta vida são todos uma mentira e que este “orfanato” é na verdade um matadouro de humanos, no qual as crianças são criadas e educadas para se tornaram mais inteligentes (e apetitosas) possível para depois serem comida para demónios.

Assim, durante os 13 episódios desta primeira temporada, vais seguir a história destas crianças, enquanto questionam todo o seu mundo e visão do mesmo e desvendam mais segredos deste local, enquanto tentam descobrir uma forma de escapar.

Uma história com muito terror visual e psicológico que, ao mesmo estilo de Attack on Titan, te vai questionar tudo o que te foi dito sobre a sociedade. A primeira temporada de The Promised Neverland é certamente uma história a ver no Halloween.

E se ficares um fã da história, como eu, aconselho vivamente a fingires que a história do anime acaba na primeira temporada e que a segunda temporada não existe, pelo menos até termos um remake ao estilo de Full Metal Alchesmit:Brotherhood.

5 – Puella Magi Madoka Magica (12 episódios)

Puella Magi Madoka Magica é um anime cuja animação não grita imediatamente Terror ou Dark Fantasy. Mas é ai que está parte do seu terror. A grande diferença entre animação e a personalidade das personagens e o tema e mensagem da história.

Ao clássico estilo dos animes de Magical Girls, a história começa com duas amigas e raparigas normais, Madoka Kaname e Sayaka Miki, que estão na escola, a tornarem-se mágicas depois de um gato mágico lhes oferecer os poderes. Apesar de muitos avisos de outras magical girls que já fizeram contratos com o gato Kyubey, estas decidem aceitar e tornam.se caçadoras de bruxas.

Até aqui, tudo como é costume, mas é a partir daqui que a história tem uma reviravolta de 180 graus e se começa a basear muito em terror psicológico e Dark Fantasy. As raparigas descobrem que ao fazerem um acordo com o gato, basicamente venderam a sua alma e vão viver sempre cheias de sentimentos de dor e sofrimento. Estes sentimentos levaram muitas Magical Girls a fazerem ações horríficas, como causar a morte das próprias famílias e amigos, para se tornarem bruxas e se livrarem do contrato com Kyubey.

Numa história surpreendentemente assustadora e cheias de reviravoltas e terror psicológico. Puella Magi Madoka Magica é uma história de terror surpreendentemente boa e que vai fazer as delícias de qualquer fã do género de Magical Girls no Halloween.

6 – Death Parade (12 episódios)

Death Parade é um anime que trata de temas como moralidade e identidade com um fundo tanto luxurioso como assustador.

Temos Decim, um Bartender do limbo entre o Inferno e a Terra, responsável por criar jogos que o ajudam a julgar o valor da alma de umas pessoas e se estas devem ser reencarnadas ou apagadas por completo da existência. Outro personagem é Chiyuki, uma alma perdida à espera de julgamento que entretanto é posta a “estagiar” com Decim. Vamos ser confrontados com vários dilemas morais e confrontos entre vários personagens mortos, enquanto estes são obrigados a confrontar-se com os seus pecados em vida.

Durante toda a história não irá faltar sangue, imagens agressivas e mortes surpreendentes, enquanto o diálogo e os personagens nos fazem questionar as nossas próprias ações e como iriamos ser julgados naquela situação.

Um bom anime de apenas 12 episódios que muitos fãs ainda esperam poder eventualmente ter uma segunda temporada. Uma boa solução caso queiras uma série mais filosófica para ver no Halloween.

7 – Made in Abyss (12 episódios)

Made in the Abyss é mais um daqueles animes de terror que consegue na perfeição fazer o constraste entre uma animação colorida e feliz com uma história profunda e obscura.

Seguindo a história de Riko, uma órfã da cidade de Orth que está à procura da sua mãe que se perdeu enquanto explorava um buraco gigante chamado “The Abyss”, vamos explorar este misterioso local, os seus habitantes e os seus segredos.

Como uma perfeita metáfora para a mente humana, “The Abyss” torna-se mais agressivo e menos previsível quanto mais fundo se estiver. Quanto mais a história avança, mais Riko e os seus companheiros são confrontados/as com dilemas sobre a sua própria existência e com imagens e cenas assustadoras que vão ter de superar.

Com uma forte mensagem sobre descoberta própria, desenvolvimento pessoal, saúde mental e amizade, com um fundo de terror e suspense, Made in Abyss é uma história fenomenal que não deixa ninguém indiferente e perfeita para alguém que prefira um terror mais soft comparado com as opções anteriores.

Se preferirem esperar, está planeado um remake da história e um jogo para 2022, depois da primeira série ter sido feita em 2017.

8 – Mieruko-Chan (4/12 episódios)

Mieruko-Chan é uma história de comédia e Terror, que segue a vida de Mieruko-Chan depois de esta se aperceber que consegue  ver todos os espíritos que existem à nossa volta, enquanto tenta viver uma vida “normal” para uma adolescente Japonesa, ignorando estes fantasmas assustadores.

Mas isto é obviamente mais fácil de dizer do que fazer. Com os fantasmas muitos vezes a impedi-la de ter uma vida saudável ou a forçarem-na constantemente a ultrapassar os seus medos, para continuar com a sua fachada de que não consegue ver os espíritos.

A última versão do anime começou este Setembro e está de momento no episódio 4. No entanto, já prometeu muito e tem muito mais a oferecer, estando apenas agora a entrar no lado mais profundo e assustador da história.

Com uma mistura perfeita entre comédia e terror, enquanto vês Mieruko ter de lutar com os seus próprios medos para fazer a mais rotineira das ações, e com um estilo de animação tão atraente como assustador, Mieruko-Chan é um novo anime que definitivamente recomendo para o Halloween.

Prepara-te para alguns ângulos na animação muito feitos para fan-service, mas até mesmo esses ângulos por vezes demasiado sexualizados ajudam a vender a dinâmica entre comédia e terror.

O que achas da minha lista? Tens outras boas recomendações para o Halloween? Deixa-as nos comentários e vamos ajudar-nos uns aos outros a tornar este Halloween o mais assustador de sempre.

Este artigo pertence ao especial

Escrito por:
Diogo Gomes
Milenial com mestrado em Psicologia Clínica com especialização em Sexologia apaixonado por Artes, Videojogos e Tatuagens. Auto-intitulado Rogue que constantemente se perde na sua própria imaginação.