Hoje trago-vos um anime diferente e com uma mensagem forte – A Silent Voice. O realizador da animação é Naoko Yamada e este filme é baseado no manga de Yoshitoki Oima – toda uma jornada de redenção sobre a profundeza da depressão na descoberta do significado da amizade.
Este anime vem demonstrar os efeitos que o bullying pode ter, quer na pessoa que o comete como para a pessoa que sofre de bullying. Se estiverem a considerar ver este anime, têm de se preparar pois este traz-nos vários cenários bonitos, personagens emocionais e toda uma jornada sobre a vida delas.
O filme começa logo com uma das personagens, Shoya Ishida, a tentar cometer suicídio. Para compreendermos como ele chegou a este cenário o filme começa com uma série de flashbacks de quando ele estava na escola primária. Tudo começou quando uma nova aluna foi transferida para a sua turma, esta chama-se Shoko Nishimiya.
Ela começa por informar a turma que tem incapacidade auditiva e tenta integrar-se o mais possível com os seus colegas. Toda esta tentativa de integração começa por irritar Shoya e faz com que ele comece a fazer bullying, demonstrando como uma inofensiva brincadeira pode ficar fora de controlo muito rapidamente.
Shoko começa a culpar-se a ela própria por causa da incapacidade auditiva e no qual não tem qualquer controlo. No anime conseguimos observar várias situações em que a personagem tem uma luta constante em não se conseguir expressar verbalmente e toda a frustração que sente.
Como Shoya repara que com o bullying começa a torna-se mais popular entre os seus colegas, este decide meter-se com Shoko todos os dias. Esta acaba por ser transferida para outra escola.
A partir daqui encontramos um ponto de viragem, como os seus actos acabaram por afastar Shoko, Shoya começa por ser ostracizado pelos seus colegas levando a que este caia em depressão.
Anos mais tarde, quando Shoya encontra-se no secundário, este procura Shoko numa tentativa de redenção, tentando comunicar com ela através de linguagem gestual. Esta foi uma dar formas que Shoya arranjou para comunicar com ela e demonstrar arrependimento sobre tudo o que aconteceu previamente. Achei interessante todos estes detalhes no anime, o facto de as personagens comunicarem por linguagem gestual e toda a luta da personagem e esforço para se fazer expressar, tentando ultrapassar todos os obstáculos.
A Silent Voice traz-nos uma perspectiva única pois podemos ver o lado do bully (Shoya) e todas as consequências a nível psicológico da personagem. O filme consegue fazer com que empatizemos com o passado do Shoya. Embora este tenha tratado mal Shoko, não conseguimos durante a sua visualização evitar torcer para que ele consiga reparar todo o dano que fez.
O filme consegue com que inicialmente se odeie a personagem de Shoya quando começa a fazer bullying mas de repente dá uma reviravolta e mudamos completamente de opinião sobre a personagem. Toda a narrativa está espectacular e bem desenvolvida fazendo sentido e não havendo falhas, visto que estamos a ver o seu desenvolvimento através de flashbacks.
Todo o desenrolar das personagens faz sentido e começamos a ver uma progressão coerente à medida que estas vão crescendo e vão tentando estabelecer um outro nível de relação, criando um amizade genuína.
O filme chama-nos a atenção para muita coisa que não queremos falar, nomeadamente o bullying e todas as suas repercussões. Todos nós sabemos que o bullying é errado e este filme traz-nos uma nova perspectiva, de como num momento o bully se torna rapidamente a vítima. Também nos alerta para o que acontece quando não vamos de acordo com as normas da sociedade, como Shoko que era diferente e acabou por se culpar pela sua incapacidade auditiva. Todos os obstáculos que teve de enfrentar por algo que não tem qualquer controlo. O filme acaba por nos passar uma mensagem importante sobre a amizade e a sua relevância e todas as consequências que as nossas acções trazem no dia-a-dia e que nos podem passar ao lado.
Após toda esta análise espero que achem interessante este filme e que o vejam. Para despertar mais o vosso interesse aqui fica o trailer do filme.
Redes Sociais