JoJo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders: Battle in Egypt (deixem-me recuperar o fôlego) é a quarta parte da saga JoJo’s Bizarre Adventure e a conclusão da adaptação da terceira parte da manga de Hirohiko Araki. Foi produzida pela David Production e inicialmente publicada em 2015.
Antes de mais, quero realçar que esta será a parte que mais depende da anterior. Se é possível começar a ver JoJo em qualquer uma das partes anteriores, nesta isso não fará muito sentido. Afinal, Battle in Egypt não é apenas a continuação da saga, mas a segunda parte da aventura dos Stardust Crusaders, sobre a qual podem ler aqui.
Portanto, spoilers para quem não viu JoJo até aqui!
Em Battle in Egypt, o grupo de Jotaro Kujo (JoJo) continua a sua jornada e, tendo chegado ao Egipto, tem agora que continuar a viagem até ao Cairo numa corrida contra o tempo para encontrar o vilão Dio e pôr fim aos seus planos maléficos. Que não haja dúvida que os combates se tornam mais intensos (e bizarros) e os nossos coraçõezinhos batem com mais força à medida que as frentes do bem e do mal se aproximam para o confronto final.
Em termos do desenho e animação, estes 24 novos episódios não trazem grande evolução. Por outro lado, começam com a introdução de uma nova personagem: Iggy. Iggy é um cão com super-poderes. São coisas que acontecem. Enfim, além de super-poderes, Iggy também tem um feitio que cria umas dinâmicas interessantes no grupo.
Sendo que Stardust Crusaders foi a primeira vez que JoJo’s Bizarre Adventure nos trouxe um grande grupo de personagens principais, é muito satisfatório ver como todas elas são relevantes para o objetivo comum e executam o seu papel até ao momento final, sem que uma delas receba menos destaque. Ou seja, é como deveria ser e duvido que o autor pudesse fazer melhor uso das personagens que criou.
O final é aceitável, com o tipo de grandiosidade e espalhafato esperado de um anime JoJo. Em particular, acho que liga bastante bem às partes anteriores e é capaz de surpreender com um ou outro twist. Na minha opinião, no fim de contas, o melhor de Stardust Crusaders é o caminho e a aventura e não tanto o fim, ou não seriam os pequenos momentos a gerar toneladas de memes e a deixar uma marca na Internet.
Conclusão, vale a pena? Bem, se não gostaram de JoJo até aqui, duvido que vão gostar. Dito isso, se não gostaram de JoJo até aqui e continuam a ver, podemos assumir que gostam de sofrer e, nesse caso, irão adorar. Para quem viu Stardust Crusaders, esta parte é obrigatória, visto que só assim têm a história completa. Por fim, se desistiram de Stardust Crusaders, não peguem em Battle in Egypt, mas mantenham a janela aberta à próxima parte (Diamond is Unbreakable), que será bastante diferente.
Ah, já me esquecia… Não é para crianças.
Redes Sociais