Esta temporada de primavera trouxe consigo todos os tipos de anime, de todos os géneros, mas se há um que arrebentou com as escalas e deixou todos os outros na poeira foi Spy X Family. Não há palavras para descrever este anime!
O mangá é escrito e ilustrado por Tatsuya Endo, sendo o seu primeiro trabalho publicado. É distribuída pela Shonen Jump desde de Março de 2019 e, até ao momento, já está publicada em 9 livros. Foi adaptada para animação pela WITstudios e CloverWorks, estreando no Japão em Abril de 2022. Conta para já com 6 episódios com uma média de 24 minutos de duração cada, tendo ao todo 12 episódios planeados.
O mangá/anime sublinha na sua história o facto de que todos nós temos um lado que não mostramos a ninguém, nem mesmo à nossa família ou aos que nos são mais próximos. E é por isso mesmo que a paz, no mundo e nas nossas casas, é mantida.
Como exemplo principal, somos apresentados a Twilight, um espião excecional que é dado a missão de construir uma família em sete dias, de modo a se poder integrar como encarregado de educação numa prestigiada escola do país e chegar perto do seu alvo. Como se não fosse demais, a paz mundial assenta nesta missão. Twilight assume assim a identidade de Loid Forger, adotando Anya, uma telepata, e casando com Yor Briar, uma assassina que se esconde atrás de um trabalho normal na câmara municipal.
Nenhum sabe a identidade do outro, nem que Anya é telepata. Apenas a pequena reconhece, ao ler as mentes dos pais, quem eles realmente são. Assim se dá a comédia deste anime.
Tanto a história em si, como todo o anime e mangá, são geniais! O balanço entre as cenas de ação e comédia é feito de modo muito equilibrado, assim como toda a animação de ação é feita de um modo bastante fluido.
O mangá rapidamente se tornou bastante popular, tendo sido anunciado em várias revistas como um dos melhores. Por essa razão, o anime era bastante esperado. E assim que estreou subiu em popularidade nos rankings tendo chegado a ultrapassar Attack On Titan. No momento, está em #2 de melhor anime, seguindo Attack On Titan que volta ao seu ranking inicial.
É bastante fácil de perceber o porquê deste salto de popularidade. A banda sonora encaixa perfeitamente e é bastante boa. Tatsuya Endo constrói perfeitamente a história para nos deixar a querer mais e as personagens são todas apaixonantes, especialmente a pequena Anya, que imediatamente conquistou a comunidade geek com a sua fofura!
De modo a deixar claro a minha forte recomendação deste anime, vou contar algo sobre mim.
Sou uma fã extremamente “picuinhas”, especialmente quando o assunto é anime. É muito difícil um anime me conquistar de modo a que me assuma como fã completa. Há sempre a possibilidade de gostar de um anime e deixar a meio simplesmente porque não me cativou. São raros aqueles em que volto atrás para ouvir as músicas ou deixo a abertura e fecho da série rolar sem que passe a frente. Assim sendo, quando digo que tenho ouvido as músicas de abertura e fecho de Spy X Family no meu dia a dia, que deixo estas rolarem sem as passar à frente quando vejo um episódio, falo a sério.
Quando comprei o mangá sem saber o que era, nunca pensei que me fosse apaixonar de tal modo por esta série e que iria ler todos os volumes de uma vez. Assim que saiu o anime estava na linha da frente pronta para ver, tendo, até ao momento, repetido pelo menos três vezes todos os episódios.
Se tivessem de ver apenas um anime esta temporada, por favor, que seja este. Recomendo imenso e os meus parabéns a Tatsuya Endo pelo brilhante trabalho!
O manga Spy x Family é publicado em Portugal pela Editora Devir e esteve nomeado como Melhor Manga Traduzido na última edição dos Geeks d’Ouro.
Redes Sociais