5 Livros para um Halloween assustador ?
Publicado a 22 Out, 2022

O Diário de Jack, o Estripador

Já todos ouvimos falar de Jack, o Estripador, um dos mais famosos assassinos em série da história que, no final do século XIX, matou 5 prostitutas de forma cruel, cortando-lhe as gargantas e removendo-lhes os órgãos internos.

Neste livro, tens a oportunidade de ler o diário onde James Maybrick, um comerciante de 49 anos, residente em Liverpool, confessa estes crimes e mantém um relato perturbador do que fez e dos motivos que conduziram às suas ações.

Será que James Maybrick era, realmente, Jack, o Estripador? Será que o diário é verdadeiro?

Lê o diário e tira as tuas próprias conclusões…

Tenho medo de olhar para tudo o que escrevi. Talvez fosse mais prudente destruir isto, mas não encontro coragem para o fazer. Já tentei uma vez antes, mas como sou covarde, não consegui. Talvez na minha mente atormentada deseje que alguém leia isto e compreenda que o homem em que me transformei não era o homem que nasci.

Samitério de Animais

Stephen King é o mestre do terror, com obras traduzidas em mais de 40 países, o que faz dele o 9.º autor mais traduzido do Mundo!

Samitério dos Animais, publicado pela primeira vez em 1983, mostra-nos, mais uma vez, o motivo de King merecer o reconhecimento que tem.

Neste livro, Louis, um médico de Chicago, muda-se para uma nova casa com a esposa, os dois filhos e Church, o gato da família. Ali, conhecem Judson Crandall, o vizinho, que lhes recomenda que tenham atenção à estrada que passa à frente da nova casa, já que é usada por grandes camiões.

Passado algum tempo, num passeio no bosque por trás da casa, a família descobre um velho cemitério, onde as crianças da zona enterram os seus animais de estimação. Na verdade, Louis, acompanhado por Judson, acabará por ter de levar Church para este local, já que o gato acaba por ser atropelado por um dos camiões em frente a casa… Mas, ao chegarem ao local, Judson não pára… e mostra-lhe um outro cemitério, por trás do primeiro, usado pelos índios Micmac, onde Church acaba por ser enterrado.

Parece que ficou resolvido… pelo menos até ao dia seguinte… quando Church aparece em casa, assustador, cansado e com um cheiro nauseabundo…

A partir daqui, a história só tende a piorar…

Nota: O livro tem duas adaptações ao cinema: a primeira, de 1989 , e um remake de 2019. Infelizmente, não aconselho nenhum.

Hannibal

Hannibal, o terceiro livro na série de Hannibal Lecter do escritor Thomas Harris, foi publicado em 1999.

Certamente, o nome Hannibal Lecter não é estranho para a maioria, mais que não seja pela bem conseguida série lançada em 2013 ou pelo filme de 2001.

Neste livro, cuja história se passa sete anos após os eventos de “The Silence of the Lambs” (“O Silêncio dos Inocentes”), acompanhamos Clarice Starling, a agente do FBI com quem Hannibal trabalhou, e, claro, Hannibal Lecter que, desta vez, se vê perseguido por uma das suas vítimas que sobreviveu… Mais uma vez, o caminho das duas personagens voltam a cruzar-se…

Edgar Allan Poe – Contos Fantásticos

Edgar Allan Poe nasceu no EUA em 1809 e é conhecido pelos seus contos – foi um dos primeiros escritores do género – que envolvem o mistério e o macabro.

Naquilo que escreveu, é recorrente encontrarmos questões que lidam com a morte e os seus sinais físicos (a decomposição do corpo…), pessoas enterradas vivas, o luto ou a reanimação dos mortos.

Neste livro, podes ler alguns dos melhores e mais conhecidos contos de Poe. Para ficares curioso, fica aqui uma estrofe de um dos famosos poemas do autor – The Raven – e, já agora, espreita o episódio de The Simpsons onde este poema também apareceu!

And the Raven, never flitting, still is sitting, still is sitting
On the pallid bust of Pallas just above my chamber door;
And his eyes have all the seeming of a demon’s that is dreaming,
And the lamp-light o’er him streaming throws his shadow on the floor;
And my soul from out that shadow that lies floating on the floor
               Shall be lifted—nevermore!

O Exorcista

O Exorcista, de William Peter Blatty, foi publicado pela primeira vez em 1971. É um dos clássicos de terror mais conhecidos e correm boatos de que seja baseado em factos reais!

Deu origem a um filme, lançado em 1973, um dos filmes de terror com mais sucesso na história. O livro fala-nos de Regan MacNeil, uma rapariga de 12 anos que começa a apresentar alguns comportamentos fora do normal. A mãe, preocupada com as perturbações físicas e psíquicas da menina, procura ajuda e, após alguns tratamentos médicos e psiquiátricos sem sucesso, vê-se obrigada a recorrer a um padre local, Damien Karras.

Inicialmente, Damien apresenta alguma resistência à ideia de que Regan estivesse realmente possuída mas, após passar algum tempo com ela, acaba por solicitar, ao bispo local, autorização para realizar a cerimónia de exorcismo. A partir daqui, assistimos a uma série de conflitos entre o demónio e os sacerdotes…

Este artigo pertence ao especial

Escrito por:
Ana Rouquinho
Faço parte da geração Y e cresci no meio de livros e de jogos. Acharam que me ia deixar de interessar com a idade mas, até agora, mantém-se tudo igual. Assim, os tempos livres continuam a ser passados entre leituras (fantasia, thriller, terror, ...), jogos de tabuleiro e videojogos, filmes e séries! Claro, também não perco oportunidade para um bom convívio entre amigos (até porque o Catan só dá para mais de 3 jogadores...). Adoro viajar e tenho como sonho conhecer o Mundo!