A Nintendo teve uma semana carregada de anúncios, e não podia haver melhor momento para estrear o Cartuchada, o novo podcast mensal do Café Mais Geek dedicado por inteiro ao universo Nintendo. Neste primeiro episódio, gravado a 9 de setembro, junto-me ao Joel para comentar os dois Directs que aconteceram nos dois dias anteriores.
Antes de entrarmos nos anúncios, abrimos o episódio a falar do que andamos a jogar. O destaque vai para o novo Onimusha: Way of the Sword, que a Capcom trouxe também para a Switch 2. Discutimos como a saga, nascida na PlayStation 2, chega finalmente a uma nova geração depois de um remaster do jogo original ter servido de teste de mercado.
O grande evento da semana foi o Direct dos 40 anos de Legend of Zelda, transmitido a 8 de setembro. O destaque foi a revelação do título oficial do filme, que será simplesmente “The Legend of Zelda”, sem subtítulo, acompanhado do logotipo oficial com o Triforce. Não foram partilhados mais detalhes sobre a longa-metragem, mas foi confirmada uma digressão de concertos dedicada à saga, com datas em, pelo menos, Japão, Europa, América e Austrália. Por agora, apenas se sabe que Inglaterra será a primeira paragem europeia.
Foi também revelada uma edição especial da consola Switch 2 dedicada aos 40 anos da saga, com comando Pro incluído mas sem o jogo. Curiosamente, quem quiser tocar música vai poder escolher entre duas ocarinas físicas licenciadas: uma da própria Nintendo, tocável como um instrumento real, e outra de terceiros, mais próxima de uma caixa de música que reproduz temas ao carregar em botões.
O verdadeiro protagonista do Direct foi, claro, o remake de Ocarina of Time, com data de lançamento confirmada para 5 de novembro de 2026. Segundo o que foi mostrado, trata-se de uma recriação fiel ao jogo original, com os mesmos cenários e dungeons, mas com câmara livre atrás da personagem (em vez da câmara fixa do original), botão de saltar (uma novidade para o Ocarina of Time) e extras como a possibilidade de cantar ou tocar a ocarina através da consola, além de conteúdos extra através da aplicação Zelda Notes. No episódio, discutimos também as nossas reservas: sendo uma réplica tão fiel, o maior risco é a Nintendo estar a vender nostalgia com um visual novo, sem acrescentar conteúdo verdadeiramente inédito ao jogo.
Já no Direct geral de setembro, a lista de anúncios foi extensa. Destacam-se o lançamento surpresa e imediato de Monster Hunter Wilds para Switch 2, a chegada de Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion e de uma edição definitiva de Hyrule Warriors: Age of Calamity, e a adição de Star Fox Adventures à Nintendo Switch Online + Expansion Pack, junto com uma atualização gratuita para o novo Star Fox. Também foi confirmada uma atualização gratuita para o Witcher 3 em Switch 2, um novo Professor Layton já a 10 de dezembro, Pikmin 4 em edição Switch 2 acompanhado do spin-off Dandori Academy, a versão Switch 2 de Xenoblade Chronicles 3 em dezembro, e o regresso de LEGO Batman, ainda este mês.
Do lado dos remakes da Capcom, Resident Evil 2, 3 e 4 chegam a Switch 2 já a 16 de outubro em formato digital, com versão física prevista para 2027. E há um anúncio que nos deixou particularmente entusiasmados: Tomb Raider: Legacy of Atlantis, jogo que já tivemos oportunidade de ver em ação na Gamescom, confirma o seu lançamento para fevereiro de 2027, também em Switch 2, no mesmo dia que nas restantes plataformas.
Fechamos o episódio a discutir as várias franquias em ano de aniversário (Zelda, Pokémon, Mario e Kirby), e o que esperar dos próximos meses no mundo Nintendo. O Cartuchada volta já no próximo mês, sempre com muito para conversar.