Comunicado – Cobertura CCPT pelo Café Mais Geek
Publicado a 12 Dez, 2021

É com alguma tristeza que hoje escrevemos para o nosso público, amigos e marcas parceiras que todos os dias contam connosco para descobrir o melhor que o mundo geek tem para oferecer. 

7 anos de Comic Con Portugal, onde 4 anos foram a representar o Café Mais Geek.

Já há alguns anos que todo o feedback que temos deste evento se tem vindo a degradar. A verdade é que a CCPT tem vindo a transformar-se em algo exclusivamente comercial, alienando os seus principais fãs, parceiros e este ano os meios de comunicação. 

O nosso meio, tal como vários dos nossos colegas com plataformas semelhantes, tentam oferecer visões únicas do que este evento tem para oferecer. Fazer a cobertura de um evento desta envergadura significa muito para os nossos espaços digitais. Mais importante que isso, acarreta custos que muitas vezes são esquecidos por quem espreita as nossas partilhas nas redes sociais e artigos no site. Não posso falar por todos os sites nacionais, mas só como exemplo do nosso lado com a cobertura de 4 elementos, temos a deslocação, geralmente de Coimbra para Lisboa, a estadia dos quatro dias, a alimentação, o desgaste dos vários equipamentos utilizados (câmara, estabilizador, microfones, entre muitos outros…), entre outros valores que surgem de surpresa. Nunca podemos esquecer que a maioria das equipas destes sites fazem-no como um hobby, tendo assim de tirar dias de férias dos seus trabalhos diários para estar a comunicar o evento. O cansaço inerente ao trabalho de cobertura, entre todos os desafios que nos são colocados a cada segundo. E quanto recebemos para este trabalho? Zero.

Cabe aos eventos nacionais dar as melhores condições, dentro das possibilidades, para que os meios possam fazer o seu trabalho. E é aqui que a CCPT falhou escandalosamente. Começamos pela falta de informação cedida aos meios de imprensa. Quando a nossa equipa chegou ao evento na sexta-feira, dia 10 de dezembro, deparou-se com diversos problemas para conseguir encontrar locais tão habituais como a sala de conferências de imprensa. Não só isso, como nenhum segurança ou voluntário sabiam quaisquer informações. Não foi preciso 5 minutos para percebermos a completa desorganização entre seguranças e staff presentes. Sem comunicação entre eles e com informações diferentes em cada local que pedíamos ajuda. 

Passamos para o pior. Algures durante o dia a organização decide que os membros da imprensa com crachá de cor verde não podiam entrar nos painéis em qualquer um dos auditórios. Sim isso mesmo. Todos os meios de imprensa estavam agora impossibilitados de fazer o seu trabalho. Entre estas e muitas informações que temos vindo a receber, começamos a compreender que tudo está mal nesta CCPT.

As decisões em cima do joelho, sem qualquer consideração pelos meios que estão ali por amor à camisola, para mostrar o lado fã de todo o evento, levam ao descontentamento de muitos. Infelizmente, são poucos aqueles que realmente o demonstram, temendo sempre repercussões graves para o seu meio. Da nossa parte, esperamos sempre o melhor para todos e não podemos continuar a aceitar este tipo de decisões que espezinham os meios que todos os dias dão tudo pela cultura geek. Não aceitamos este tratamento e não toleramos esta falta de respeito por um trabalho que é feito com toda a paixão possível. 

É assim que decidimos terminar a cobertura da CCPT. Não iremos lançar mais stories, artigos ou posts nas nossas plataformas de divulgação. Não iremos compactuar com este negócio sem consideração para os verdadeiros fãs enquanto não houver mudanças drásticas. É assim que informamos que não iremos estar presentes, nem fazer cobertura de qualquer outra CCPT, mantendo sempre a esperança numa mudança que retorne a magia daquilo que é uma Comic Con. Talvez nesse dia consideremos o nosso regresso.

Sabemos que esta decisão sozinha não irá fazer qualquer tipo de diferença, mas esperamos que consiga demonstrar um pouco  do que se está a passar internamente na relação com a imprensa amadora e esperamos que pelo menos na próxima edição se encontre bem melhor oferecendo aos nossos colegas a melhor e mais completa experiência. Da nossa parte ficamos por aqui e como sempre vamos continuar a fazer parte de todos os restantes eventos que acontecem em Portugal.

Escrito por:
Eduardo Rodrigues
Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.