Na passsada sexta-feira, de uma concorrida e agitada Gamescom, dirigi-me ao stand da Tribute Games para jogar, pela primeira vez, o Dimension Shellshock, o DLC (expansão) para o adorado Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge.
Yannick Belzil, designer de narrativa, esperava-me no canto da DotEmu, em estilo sala de estar, onde uma televisão, um sofá confortável e vários comandos convidavam a saltar logo para a experiência. Yannick perguntou-me se queria fazer algumas questões ou jogar primeiro. Escolhi começar logo pela parte prática: jogar. Eric Lafontaine, responsável de publicação e diretor de marketing, juntou-se a nós. Como já tinha jogado o jogo base aquando do lançamento em Junho do ano passado, não precisaram explicar-me os controlos e iniciámos logo uma ronda no Survival Mode, que é a grande novidade deste DLC.
E há personagens novos: Miyamoto Usagi, o coelho samurai, e Karai, a anti-hero favorita dos fãs. Estas duas figuras não trazem só novidades visuais, mas também poderes próprios. Há cores novas também, que podem ser desbloqueadas conforme se avança no jogo. Era algo muito pedido pelos fãs e é também por isso que, desta vez, é possível recolher cristais que nos permitem viajar através de dimensões que prestam homenagem a várias eras das Tartarugas Ninja.
O português Tee Lopes, que já tinha composto a banda-sonora de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, regressa com novos temas para Dimension Shellshock.
Apercebendo-me de que passou um ano desde o lançamento do jogo original, questiono se o DLC já estava pensado. “Não”, responde diretamente Yannick, “Não sabíamos qual seria a reação dos jogadores, mas depois de termos tido críticas muito positivas, dos fãs e profissionais da indústria, quisemos expandir o jogo e trazer mais conteúdo.”
Shredder’s Revenge já tinha muitos easter eggs para os fãs das Tartarugas Ninja, com referências à banda-desenhada, série animada e filmes, mas, ao jogar Dimension Shellshock, apercebi-me logo que esta expansão traz ainda mais piscares de olho à longa história destes heróis de Nova Iorque.
Tal como em Shredder’s Revenge, esta expansão suporta até 6 jogadores em co-op local ou online, com a exceção das consolas PlayStation, limitadas a 4 jogadores. A equipa explicou-me que é mesmo por limitações de hardware, pois a PS4 e PS5 apenas permitem 4 comandos ligados de uma vez.
“Os fãs do jogo são muito entusiasmados, estavam sempre a perguntar se iríamos ter este ou aquele personagem, e deram-nos muito feedback, mas nunca sentimos pressão, foi sempre algo positivo”, confessa Eric assim que acabámos de jogar esta ronda no Survival Mode, acrescentando logo a seguir: “De todos os jornalistas que passaram aqui para jogar, nunca tínhamos ido tão longe como contigo.”
Confesso-lhes então que também sou um fã das Tartarugas Ninja, ícones da minha infância nos anos 90, e que, na verdade, joguei mesmo muito o Shredder’s Revenge quando saiu, daí já estar habituado aos controlos e truques. Por curiosidade, pergunto-lhes quando começaram a produção para o jogo base, se o DLC durou um ano a ser produzido.
Yannick brinca: “Acho que começámos a produção em 1989, quando éramos jovens e percebemos, ao jogar os TMNT das arcades, que um dia gostaríamos de fazer algo assim. (ri) Mas, agora falando a sério, demorámos cerca de 3 anos a criar e completar o Shredder’s Revenge. As ideias para o Dimension Shellshock vieram depois”.
Eric partilha da mesma alegria e conta-me que, depois do lançamento do jogo base em 2022, viveu momentos únicos, com amigos e familiares que lhe enviavam fotos a jogar em co-op com os filhos. “Estamos a criar uma nova geração de fãs”, diz-me à despedida, mesmo antes de eu sair do cantinho mais sossegado da DotEmu para regressar à azafama da Gamescom.
Caminho pelos corredores, cheios de gente, com um sorriso na cara. Ouço o tema “Teenage Mutant Ninja Turtles” de Mike Patton em repeat no Spotify. O miúdo, que em pequenino sonhava lutar como o Donatello, está feliz.
Cowabunga!
Dimension Shellschok chega a 31 de Agosto ao PC, Nintendo Switch, PS4/5 , Xbox One e Xbox Series X/S com custo de 7,99eur.
Redes Sociais