A LeiriaCon está finalmente de regresso. Depois de dois anos de pausa devido à pandemia, o maior evento de jogos de tabuleiro em Portugal está de volta e as editoras demonstraram o seu claro crescimento entre 2019 e 2022. Estes dois anos foram de evolução na área, com os jogos de tabuleiro a serem o refúgio perfeito para todos aqueles que ficaram fechados e isolados durante semanas ou mesmo meses.
Foram dois anos muito complexos e os jogos de tabuleiro acabaram por ter um papel importante para várias famílias. As editoras nacionais cresceram com esta clara melhoria do mercado, mas e os eventos como a LeiriaCon? Esses mantêm o seu público direcionado para os geeks. Foi uma jornada e tanto esta nossa pequena passagem pela edição de 2022 da LeiriaCon. Rever alguns amigos de outros tempos, encontrar a malta habitual deste mundo dos jogos e conhecer alguns membros mais novinhos nestas andanças.
Jogamos pouco devido ao tempo que tínhamos disponível, mas conseguimos experimentar Walkie Talkie, uma das novidades da Devir. Um jogo simples e muito rápido, mas que vai deixar esse cérebro às voltas para conseguir avançar. Devido ao seu tamanho bastante pequeno, é excelente para uma partida rápida em qualquer lugar. Jogamos também o Furnace da Maldito Games. Um jogo nomeado aos GEEKS d’OURO, que contém alguns elementos interessantes e que tenciono voltar a explorar. Muito industrial, com uma arte relativamente bonita e mecânicas que sem ser muito complexas, funcionam.
Ainda exploramos o Reef, com algumas confusões nas regras, que ninguém sabia à partida, mas que deu para uma divertida sessão de jogo. No final do dia, a Devir ainda nos colocou em torno da mesa com outros meios de comunicação a jogar a reedição de Cocoricó Cocoricó. Um jogo para os mais novos que ainda deu para umas belas gargalhadas.
No meio, a DEVIR explorou um Mega Caracassonne, onde 10 jogadores, entre eles campeões nacionais, disputou o máximo número de pontos numa jornada onde nunca houve meeples de fora. Foi um festival de meeples de várias cores, num jogo diferente e único. No meio de tudo, termina com um empate. Será que teremos a desforra no próximo ano? Ficamos a aguardar.
Antes de terminar o dia ainda tivemos oportunidade de conhecer os criadores de Walkie Talkie, onde trocamos algumas palavras e ainda uma pequena mensagem nos foi deixada na nossa cópia do jogo.
Antes de avançar para as novidades, deixo uma nota dos vários colegas que estiveram também presentes nesta edição.
Tirando os dois que joguei à tarde, só joguei um de manhã chamado Grand Austria Hotel. É um jogo muito porreiro, e que já tenho debaixo de olho há algum tempo, mas que, infelizmente, por se encontrar esgotado em todo o lado, não o consigo comprar. Foi a primeira vez que joguei e o jogo é, realmente, muito interessante. É um jogo de alocação de trabalhadores com imenso conteúdo e rejogabilidade. É, porventura, um pouco linear no modo como termina, mas não deixa de ter diversas formas de chegar ao objetivo final: ter todos os clientes em quartos.
De resto, quanto ao ambiente do LeiriaCon, pessoalmente, gostei imenso. Foi a primeira vez que estive num evento desta dimensão no que toca a jogos de tabuleiro e superou todas as minhas expectativas. Não estava à espera de ver 4 salas cheias de gente a jogar, imensas caras conhecidas e imensas marcas.
Joel Henriques
Para os amantes de jogos de tabuleiro em Portugal, a LeiriaCon é o equivalente a um festival de verão. São 4 dias de um ambiente fantástico, onde se pode jogar uma enorme variedade de jogos, assim como conhecer as próximas novidades dos vários distribuidores portugueses. E se estivermos atentos, podemos ainda ter um deslumbre do protótipo do próximo grande jogo de tabuleiro. Tudo isto num local espetacular, mesmo em frente à praia. Adorei esta primeira experiência na LeiriaCon e irei regressar em 2023, durante mais dias e com mais dinheiro no bolso, para trazer metade da loja.
João Ribeiro
Sempre acompanhada pela leve brisa do mar, a Leiriacon desenrola-se como uma onda aos nossos pés assim que pisamos a areia metafórica. A entrada é caótica, sentimo-nos um pouco perdidos, mas assim que encontramos o nosso caminho em direção ao oceano de jogos de tabuleiro, é impossível não mergulhar de cabeça e arriscar uma congestão. Cumprimentados por uma enchente de gente, é como se estivéssemos na própria praia. As pessoas partilham todas da nossa vontade de ali estar, freneticamente à procura do próximo jogo a experimentar e da mesa onde se sentar, como uma criança à procura do local ideal para construir o seu castelo. O entusiasmo é contagiante como um dia perfeito sol, os anúncios dos novos jogos vêm como aquele homem das bolas de Berlim espicaçar a nossa gula e fazer-nos ver quanto trouxemos na carteira para gastar numa guloseima destas… o dia corre na perfeição. Somos recebidos de braços abertos, convidados a explorar a mais recente novidade, e acabamos rendidos a jogos nunca antes jogados como o Walkie Talkie, para uma geração mais miúda, mas que frusta os mais graúdos de uma forma absolutamente deliciosa e viciante, ou o Furnace que nos obriga a testar as nossas capacidades mais estratégicas. Com espaços ainda para jogos em segunda mão, com oportunidades incríveis ou por estrear ainda, é um jogo em si mesmo tentar sair de lá sem levar um saquinho com um miminho connosco. Uma experiência sem dúvida memorável.
João Simões
Agora, vamos ao que mais querem saber! Quais vão ser as grandes novidades das editoras para 2022? Aqui vão elas.
Hercules, um jogo de Fábio Lima, para 1 a 4 jogadores, com duração aproximada de 30 minutos e para maiores de 8 anos. Chega em Setembro de 2022.
Evora, é um jogo de João Quintela Martins, para 2 a 4 jogadores, com cerca de 60 minutos de duração, para maiores de 8 anos. Chega em Setembro de 2022.
Grupo de Monstros, um jogo de Florian Biege, para 2 a 8 jogadores, ideal para uma sessão familiar, para maiores de 7 anos e dura cerca de 25 minutos. Já está disponível.
Nutty Noodles é um jogo de Javier Cruz, para 2 a 4 jogadores, com cerca de 15 minutos de duração, para maiores de 6 anos. Já se encontra disponível.
A série Dobble está de regresso com uma versão impermeável, indicado para as férias de verão. Um jogo de Denis Blanchot, para 2 a 8 jogadores, com duração de cerca de 15 minutos e para maiores de 6 anos. Já está disponível nas lojas habituais.
Story Cubes Heróis e Mistério são duas versões do jogo de Rory O’Connor, ideal para grupos grandes de 1 a 12 jogadores, com 10 minutos de duração e para maiores de 6 anos. Já se encontra disponível.
Mandrágora um jogo de Bruno Cathala e Florian Sirieix, para 2 a 4 jogadores, com 20 minutos de duração, para maiores de 8 anos. Disponível durante o mês de abril.
Velomino, é um jogo de Bruno Cathala, para 2 a 5 jogadores, com uma duração de cerca de 30 a 40 minutos, para maiores de 7 anos. Estará também disponível durante o mês de abril.
O Rei Morreu, uma das maiores novidades estrangeiras, com o lançamento marcado também para o mês de abril. Um jogo de Peer Sylvester, para 2 a 4 jogadores, com cerca de 30 a 45 minutos de duração, para maiores de 14 anos.
Próxima Estação: Londres, um jogo de Matthew Dunstan, de 1 a 4 jogadores, com cerca de 20 minutos de duração, para maiores de 8 anos. Chega algures entre maio e junho de 2022.
Canvas é um belíssimo jogo de Jeff Chin e Andrew Nerger, para 1 a 5 jogadores, com cerca de 30 minutos de duração, para maiores de 10 anos. Chega entre maio e junho e é perfeito e preparado para o arrumarem numa parede, pois está pronto para ser pendurado.
7 Wonders Arquitectos é um jogo de Antoine Bauza, num belo novo jogo deste universo, para 2 a 7 jogadores, com duração de cerca de 25 minutos e para maiores de 8 anos. Chega em setembro.
Jaipur terá a sua mais recente edição traduzida para português, com um lançamento marcado para outubro de 2022. Este belo jogo para 2 jogadores, criado por Sébastien Pauchon, com duração de 30 minutos aproximadamente e indicado para maiores de 12 anos.
Bosque Encantado é um jogo de Eli Thomas Wolf, com cerca de 15 minutos de duração, para 2 a 5 jogadores e para maiores de 8 anos. Chega em outubro.
Akropolis é um jogo de Jules Messaud, também muito aguardado, para 2 a 4 jogadores, com duração de cerca de 25 minutos, para maiores de 8 anos. Chega em outubro de 2022.
Treasure Hunter é um jogo de Richard Garfield, para 2 a 6 jogadores, com cerca de 40 minutos de duração e indicado para maiores de 8 anos.
Castle Party é um jogo de Joseph M. Allué e Eugeni Castaño com cerca de 30 minutos de duração, para 2 a 4 jogadores e para maiores de 8 anos.
Sonora, um jogo de Rob Newton, com cerca de 30 a 45 minutos de duração, para maiores de 10 anos e para 1 a 4 jogadores.
Stone Age Junior, esta versão para os mais novos chegou em versão nacional, indicado para 2 a 4 jogadores, com cerca de 15 minutos de duração, para maiores de 5 anos. É um jogo de Marco Teubner.
LUNA Capital, é um city builder diferente com edição nacional já disponível, para 1 a 4 jogadores, com cerca de 45 minutos, indicado para maiores de 8 anos. É um jogo de Jose Ramón Palacios.
Bitoku é um jogo de Germán P. Millán, para 1 a 4 jogadores, com cerca de 120 minutos de duração e indicado para maiores de 12 anos. Um jogo com um nível de complexidade mais elevado no catálogo da Devir. Chega durante o primeiro semestre.
Carcassonne é um clássico da empresa que tem agora uma nova edição com uma imagem mais interessante representativa daquilo que é este jogo. É um jogo de Klaus-Jürgen Wrede, para 2 a 5 jogadores, com uma duração de 30 a 45 minutos, para maiores de 7 anos.
Cocoricó é outro clássico para os mais novos. Um jogo de Klaus Zoch, para maiores de 4 anos, com 15 a 20 minutos de duração e para 2 a 4 jogadores. Recebe agora uma nova edição nacional.
Terra, receberá também uma nova edição em 2022. Um jogo de Friedemann Friese, para 2 a 6 jogadores, com 45 a 60 minutos de duração e para maiores de 10 anos.
Chega uma nova edição de Carcassonne Plus, aproveitando a nova imagem do jogo base.
Paris: Eiffel, é também uma das novidades para este ano. Um jogo para 2 jogadores, com 20 a 30 minutos de duração, para maiores de 8 anos. É um jogo de Jose Antonio Abascal Acebo.
Uma edição incrível é Ultimate Railroads, com uma série de conteúdos desta mitica saga. Um jogo de Helmut Ohley e Leonhard “Lonny” Orgler para 1 a 4 jogadores, com 90 a 120 minutos de duração e indicado para maiores de 12 anos. Uma edição essencial.
Ouch, Veggies e Walkie Talkie encaixam todos na mesma categoria. Jogos curtos e fáceis de transportar. Ouch é um jogo de Romain Caterdjian e Théo Rivière, para 2 a 5 jogadores, com duração de 10 a 15 minutos e para maiores de 5 anos. Veggies é de Jog Kung, para 2 a 4 jogadores, indicado para maiores de 8 anos e com duração entre 10 a 20 minutos. Por fim, Walkie Talkie é um título de Isra C. e Shei S. com duração máxima de 4 minutos, para 2 a 8 jogadores e para maiores de 8 anos.
Redes Sociais