Há pouco tempo escrevi um artigo sobre o Steam Next Fest. Para refrescar as vossas memorias, Steam Next Fest é um evento incrível para descobrir jogos independentes, e nesta edição, três títulos chamaram-me a atenção. Um deles foi o Mindkeeper. MindKeeper é um roguelite psicológico, combinado com elementos de tower defence e com gráficos desenhados à mão, algo que me chamou logo à atenção. O objetivo principal é ajudar a personagem principal a enfrentar e derrotar os seus “demónios interiores”.
O jogo está a ser desenvolvido por Blackwing games, um estúdio de jogos criado por desenvolvedores experientes que se dedica a transformar visões em realidades cativantes.
Foi uma experiencia incrível e viciante! Uma experiência tão envolvente que decidi entrar em contato com o desenvolvedor para saber mais sobre o jogo e sua criação, conhecido no reddit como Mercuryal.
O que inspirou o conceito e o enredo de “Mindkeeper”? Houve temas específicos ou experiências pessoais que influenciaram seu desenvolvimento?
“Nos últimos anos, mergulhei em saúde mental e filosofia, e o meu interesse nesses tópicos só cresceu. Agora, misturei isso com minha paixão pelo desenvolvimento de videojogos. Embora muitos aspetos do jogo sejam extraídos de experiências pessoais, é principalmente um reflexo da minha perspetiva sobre o porque e como estas coisas acontecem, com base no que aprendi até agora.”
“In recent years, I’ve delved into mental health and philosophy, and my interest in these topics has only grown. Now, I’ve merged this with my passion for game development. While many aspects of the game are drawn from personal experiences, it’s mostly a reflection of my perspective on why and how these things happen, based on what I’ve learned so far.“
Quais foram os desafios mais significativos que enfrentaram durante o desenvolvimento do “Mindkeeper” e como foram superados?
“Compartilhar minha visão com meus companheiros de equipa e jogadores tem sido um desafio. O jogo inspira-se em outros que joguei, mas a sua mistura de géneros e temas o torna único. Criar algo diferente é difícil, não há garantia de que as pessoas vão gostar, mas esse é o risco de fazer algo realmente novo.”
“Sharing my vision with my teammates and players has been a challenge. The game draws inspiration from others I’ve played, but its mix of genres and themes makes it unique. Creating something different is tough, there’s no guarantee people will enjoy it, but that’s the risk of making something truly new.”
Quem é o público-alvo de “Mindkeeper” e como o jogo atende às suas preferências e expectativas?
Jogadores que gostam de mecânicas de RPG, roguelikes e estão interessados no tópico de saúde mental.”
“Players who enjoy rpg mechanics, roguelikes and are interested in the topic of mental health.”
O desenvolvimento do “Mindkeeper” envolveu alguma inovação técnica única ou o uso de frameworks específicos de desenvolvimento de jogos?
“Nenhuma inovação técnica, para o framework de desenvolvimento estamos a usar o motor unity”.
“Not any technical innovation, for the development framework we are using unity engine.”
Há planos para futuras atualizações ou expansões para “Mindkeeper”? O que podem os jogadores esperar em termos de novos conteúdos ou recursos?
“Novas personagens com narrativas diferentes e mudanças na jogabilidade e novo conteúdo jogável, o equilíbrio do jogo será melhorado constantemente com atualizações.”
“New characters with different narrative and changes in the gameplay and new playable content, the game balance will be improved constantly with updates.”
Que conselhos darias a aspirantes, especialmente aqueles que buscam criar experiências imersivas como “Mindkeeper?
“Criar algo valioso para os jogadores é um processo criativo difícil, mas não precisa significar um projeto excessivamente ambicioso. Até mesmo um jogo pequeno pode oferecer uma experiência única que nenhum outro jogo pode. O meu conselho é sempre tentar fornecer algo significativo, uma experiência que os jogadores só podem encontrar no seu jogo.”
“Creating something valuable for players is a tough creative process, but it doesn’t have to mean an overly ambitious project. Even a small game can offer a unique experience that no other game can. My advice is to always aim to provide something meaningful, an experience players can only find in your game.“
Mindkeeper é um daqueles jogos que oferece uma experiência refletiva e desafiadora. A combinação de mecânicas de roguelite, tower defence e uma narrativa profunda sobre saúde mental fazem dele um título promissor. Se és fã de jogos que misturam estratégia com storytelling emocional, Mindkeeper definitivamente merece a tua atenção. Mal posso esperar para ver como o jogo evoluirá com as futuras atualizações!
Redes Sociais