MOTELX – As novidades da 17ª edição
Publicado a 27 Jul, 2023

O Festival Internacional de Terror de Lisboa, regressa ao Cinema São Jorge de 12 a 18 de setembro, para a sua 17ª edição e novidades fresquinhas!

Já se conhecem alguns dos primeiros títulos das longa-metragens, como “Mister Organ” de David Farrier e “Run Rabit Run” de Daina Reid, “Propriedade” de Daniel Bandeira e “Infinty Pool” de Brandon Cornenberg, que abrem já o apetite para mais uma excelente colheita de filmes de terror.

Regressam também as curtas internacionais com vários repetentes e como sempre, uma miríade de vários géneros do cinema de terror, desde folk horror a um terror mais psicológico.

O Prémio Motelx para a melhor curta nacional, além de continuar a ser um estímulo para a criatividade no cinema de terror, continua a contar com 12 filmes a concurso, com bastante sangue novo e apenas um repetente.

A Edição do Quarto Perdido deste ano, celebra a relação do cinema de terror ibérico com o mar, com filmes como “Tarde demais” de José Nascimento, “Serpiente de Mar” de Mando de Ossorio e “Os Olhos da Alma” de Roger Lion.

A Section X regressa, trazendo-nos novamente filmes que fogem às habituais regras, tendo sido dado a conhecer a primeira longa-metragem a ser exibbida: “Home Invasion” de Graeme Arnfield, um ensaio de quatro capítulos.

E como sempre, a secção Lobo Mau a pensar nos mais pequenos, não só celebra o centenário da animação portuguesa, como além das já habituais sessões de cinema, nos traz atividades, oficinas e um Peddy Paper assustador.

Uma das grandes novidades da edição deste ano, é a parceria com o Youtube, passando a secção microCURTAS a designar-se por Youtube microCURTAS MOTELX e desta vez com prémio monetário para a melhor microCURTA, menção especial e ainda para o melhor Trailer Youtube Shorts.

Foi também anunciado que este ano, o MOTELX vai receber a 9ª edição do Festival GUIOES, um festival que celebra a escrita do cinema e audiovisual de terror, que vai contar com uma programação conjunta de 13 a 17 de setembro e ainda um prémio dedicado a argumento de longas-metragens ainda não produzidas.

A FilmTwist também se torna um dos parceiros do festival, com uma sessão surpresa com um filme mistério  (que apenas será revelado na sua exibição) e ainda com a celebração dos 50 anos do clássico “The Exorcist” de William Friedkin.

Mas as surpresas não terminam por aqui. Foi anunciado que nesta 17.ª edição do Festival, teremos a honra de receber a presença do realizador e argumentista Brandon Cronenberg, que estará presente na estreia da sua terceira longa-metragem, “Infinity Pool”, que conta com a participação de Alexander Skarsgård e Mia Goth, aqui em Portugal.

E com isto, mal podemos esperar pelo regresso do cinema de terror, em setembro!

Escrito por:
Patrícia Guerreiro
Nascida no Baixo Alentejo e criada à base de literatura fantástica e Naruto. Atualmente emigrada em Sintra, navegando esta vida de classe operária, entre crises de ansiedade e a minha paixão por filmes de terror. Ainda choro o final de Killing Eve.