Recomendações 18ºEdição MotelX 2024
por Sara Neto
Publicado a 18 Set, 2024

A 18º Edição do MotelX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa decorreu de 10 a 16 de Setembro de 2024, no local habitual, o Cinema de São Jorge. Este icónico festival junta todo os fãs de terror num só local.

A variedade de curtas e longas-metragens do MotelX é sempre muito apreciada pelos fãs, e esta não foi diferente.

Após estar presente nesta edição do MotelX apresento aqui as minhas recomendações (sem dar spoilers).

Cuckoo – Alemanha, EUA (2024)

“Cuckoo” apresenta-nos Gretchen, interpretada por Hunter Schafer, que vai viver com o pai, a madrasta e a meia-irmã. Esta família muda-se para os alpes alemães onde o patrão do seu pai demonstrar ter uma aura estranha. Ao longo do filme, este apresenta um interesse invulgar pela meia-irmã de Gretchen, Alma, que se vai tornando mais marcante com o desenrolar da história.

Os alpes alemães têm paisagens incríveis que escondem segredos aterrorizantes. Gretchen começa a ouvir barulhos estranhos e deparar-se com situações inexplicáveis, ao qual descobre a verdade sobre muita coisa que se passam nestes alpes. A sua família é ameaçada e cabe a Gretchen decidir o que fazer com a verdadeira realidade.

Hunter Schafer faz uma performance incrível e tem uma boa abertura na área dos filmes de terror, estou curiosa com os seus próximos projetos, e vou acompanhar o seu progresso no terror.

“Cuckoo” aborda um terror psicológico deixando o público intrigado e com um sentimento de curiosidade. Para quem gosta deste tipo de terror vai apreciar esta viagem nos alpes alemães.

Tivemos ainda a oportunidade de ter a presença do diretor do filme, Tilman Singer, na edição 18º do MotelX 2024, o que foi incrível e uma experiência totalmente diferente.

Kill – Índia (2023)

“Kill” um filme totalmente diferente dos que estamos habituados a ver em Bollywood.

Amrit um soldado militar experiente, interpretado por Lakshya, que se depara com uma situação inesperada e traumática, que faz com que a história tenha uma reviravolta tenebrosa.

É uma montanha russa de sentimentos, desde felicidade, tristeza e raiva, entre outros.

A ação e violência extrema são predominantes, apresentado cenas bastantes explicitas com mortes de várias personagens com muito sangue à mistura. É possível sentir a mudança de atitudes de Amrit, com a cena traumática a que é exposto. No final esta mesma personagem finalmente respira e depara-se com a sua nova realidade, sendo possível sentir a tristeza do mesmo.

Tal como classificado no menu MotelX, este filme é extraforte em todos os sentidos, por isso quem tiver coragem para ver e apreciar de um terror mais violento com muitas cenas explicitas, vai gostar deste filme.

MaXXXine – USA (2024)

No penúltimo dia do MotelX foi possível ver o terceiro filme da saga envolvendo a personagem Maxine, sendo a sequela de X (2022) e tendo como prequela Pearl (2022).

Neste filme Maxine, interpretado por Mia Goth, procura um upgrade na carreia de atriz, com o objetivo de se tornar famosa em Hollywood, mas para atingir tal meta esta vai sofrendo ameaças sobre desenterrar o seu passado. Enquanto estamos a ser transportados para os anos 80 e para a história de Maxine, existe um assassino em série que está a aterrorizar Los Angeles.

Este filme já não tem tanta característica de slasher estando mais direcionado para um terror policial mas a história mantem o público interessado no desenrolar do plot e curiosa para saber afinal quem é este assassino em série e qual a sua ligação com Maxine.

Apesar deste pormenor a cinematografia e a história estão muito bem feitas. É de realçar a banda sonora que encaixa perfeitamente na época e na história do filme.

Para quem já viu os filmes com esta personagem tem aqui a oportunidade para a ver novamente no ecrã e seguir a sua história.

Putto – Portugal, Reino Unido (2024)

Menção honrosa para a curta-metragem Putto que estava nomeado para “Melhor curta de terror Portuguesa 2024” no MotelX 2024, que apesar de não ter ganho estava espetacular.

Uma comédia de terror com um assassino de tamanho reduzido mas implacável no seu trabalho.
Toda a história estava muito bem feita e os 15min passaram num instante.

Carlos Calika esteve presente nesta edição do MotelX onde apresentou a sua curta-metragem, e conseguiu com mestria transmitir uma história com comédia, terror e cenas de ação, está de parabéns com esta curta-metragem.

Escrito por:
Sara Neto
Apaixonada por novas tecnologias e filmes/séries. Fotógrafa nos tempos livres. Interessada em e-sports. A minha jornada geek começou com os animes e os videojogos, e desde então, só tem crescido. Com o passar dos anos o vício por filmes e séries têm vindo a aumentar, na descoberta de obras cativantes de todos géneros. Sempre pronta para explorar novos mundos e realidades através de diferentes formas de entretenimento.