Crónicas de Gelo e Fogo 2: A Fúria dos Reis vol. 1

Depois do sucesso internacional que foi a reconstrução do primeiro livro em formato de banda desenhada, a editora Dynamite começou a trabalhar no segundo livro das Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin. Este conjunto de livros de banda desenhada não são mais que uma mera adaptação dos livros com o mesmo nome, mas não se deixem enganar com as palavras que aqui digo. Provavelmente para todos aqueles que já leram os livros, não haverão muitas surpresas por aqui que vos irá deixar de boca aberta, mas é uma forma diferente de apreciar esta história. Por isso, podem contar que todos os problemas que a história poderá ter para vocês, aqui também vão ter, tal como tudo o que de bom é apresentado. Ao contrário da série de televisão, pelo menos aqui a adaptação é feita totalmente fiel aos livros e não foge da sua história base, limitando-se a transformar tudo numa representação em imagens.

Algo que será muito estranho para os fãs da série que queiram experimentar estes livros, será ver personagens às quais já associamos uma cara agora com um aspeto totalmente diferente, mais próximos da descrição dos livros. Não estou assim a dizer que a apresentação está 100% fiel, pois poderá haver um outro personagem que talvez tivessem imaginado de forma diferente, aquando da leitura, mas tenho a certeza que vão ficar bem mais agradados do que com algumas das representações em televisão. Devo dizer que gostei muito deste estilo apresentado, com um traço muito bem trabalhado e onde a única coisa que poderá ser menos interessante será a cor exposta. Sempre vi esta saga como algo mais sombrio e negro, mas talvez a representação de uma mudança de cor ao longo dos volumes seja o mais indicado. Contudo, ainda não posso ter essa perceção, pois ainda vamos ter de aguardar para saber se teremos os próximos livros transformados em banda desenhada.

No que toca à história em si, funciona bem num sistema de banda desenhada. Não foge muito daquilo que foi contado nos livros e com o apoio das imagens, acabamos por ter uma perceção interessante dos momentos que o enredo nos vai presenteando. O mais curioso para mim, foi mesmo ver alguns dos cenários mais famosos da série aqui representados de uma forma totalmente diferente em relação à imagem que estava na minha cabeça. Não que tenha sido mau, pelo contrário, ver a forma dos cenários a ser tomada como ela foi descrita nos livros, ao invés de como foi adaptada ao pequeno ecrã, foi mais agradável no final de contas. São momentos interessantes e bem trabalhados, aliados a uma arte bem conseguida e com ambientes fantásticos. Quero só deixar uma nota para Tyrion Lannister que tem momentos muito bons. Se este era o meu personagem favorito na série, continua a ser nos livros, e pelo menos aqui nota-se um bom trabalho a levar este icónico personagem para outros meios. Parece funcionar muito bem em todo o lado e continua a entreter sendo incrivelmente sério.

O primeiro volume de A Fúria dos Reis é uma bela edição, onde contamos com oito volumes e ainda um pequeno bónus no final. Estas edições nacionais que algumas editoras nos têm vindo a proporcionar apresentam sempre muita qualidade e mesmo que em algumas falte um ou outro extra para ajudar a levar o leitor a adquirir estas edições, todas elas funcionam perfeitamente. O facto de hoje já termos tantas edições de histórias que dificilmente chegariam ao mercado nacional, é realmente de um trabalho incrível. A Planeta tem feito um trabalho muito interessante em algumas licenças bem famosas e poder pegar em Star Wars ou a Guerra dos Tronos em formato comic e numas edições de luxo, é sempre agradável. Por isso se ainda não leram, não esperem mais.

Capa
7.5
Crónicas de Gelo e Fogo 2: A Fúria dos Reis vol. 1
A Clash of Kings: The Graphic Novel, Volume One
História de , Arte de
Lançamento 16 de abril de 2019 1/2
Distribuição por
  • Representação figuedigna dos livros onde se baseia
  • Ilustração colorida, mas ao mesmo tempo com um tom certo para o ambiente
  • Poderá não ser do mais interessante para quem já leu os livros
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.