Descender vol. 5 – Ascensão das Máquinas

Vamos lá regressar ao grande universo de Descender. Já comecei a ler esta história em 2018 e passado dois anos, estou a preparar-me para o grande final. Uma vez mais temos aqui um volume incrível, com a G Floy Studio – Portugal a apresentar o seu estilo bem habitual com um livro de capa dura, com uma grande qualidade de impressão e um pequeno extra sobre o autor e artistas no final. Esta aventura não apresenta os livros mais completos, como outras edições da editora, mas a qualidade é a mesma do costume. Deixem-me dizer também que adoro a arte desta capa. Aliás, todos os livros apresentam um nível de arte muito interessante, mas a simplicidade e ao mesmo tempo complexidade deste volume estão extremamente bem executados.

Descender vol. 1 – Estrelas de Lata

A arte apresentada ao longo do volume é, tal como os quatro primeiros, uma obra de grande calibre. Desde o primeiro livro que olho para cada uma das páginas e só me faz lembrar aquelas pinturas que vemos num museu. A forma como a arte é transmitida em junção com uma cor tão natural dão uma vida muito única a este trabalho. A cor apesar de apresentar um nível diferente de outras obras mais digitais, mostra algumas cores quentes tão bem destacadas e com um contraste tão rico que enchem cada uma das páginas. Uma das coisas que mais gosto é a forma como cada planeta é retratado e ficamos a conhecer um novo no volume 4 através do incrível Broca. Neste quinto volume é ainda mais explorado e apresenta criaturas que são realmente de outro mundo.

Descender vol. 2 – Lua Máquina

As histórias continuam a convergir e começa a sentir-se o final da aventura, com o último volume a destacar-se particularmente graças ao início de uma grande batalha. Esta história começa como uma autêntica opera espacial e demonstra agora questões muito interessantes que já por várias vezes foram trabalhadas em várias áreas do entretenimento. Os robôs e os seres humanoides sempre foram retratados de formas muito únicas por cada uma das áreas que por aqui escrevemos e aqui nota-se claramente uma inspiração em muitas dessas histórias.

Descender vol. 3 – Singularidades

Apesar de cada trama individual ser muito interessante, aglomera-se numa estrutura enorme e universal, mostrando a habitual demonstração de superioridade dos seres de carne e osso sobre os robôs, que acaba facilmente ultrapassada pela contínua inteligência destes seres electrónicos. É uma aventura que merece mesmo ser lida e Jeff Lemire desenvolveu esta história de uma forma muito interessante, deixando uma intensidade para o término deste quinto volume que irá deixar qualquer um com uma vontade súbita de ler o sexto volume. Por aqui já o temos, por isso irei ler já de seguida e a opinião chega nos próximos dias!

Descender vol. 4 – Mecânica Orbital

Capa
9
Descender vol. 5 - Ascensão das Máquinas
Descender vol. 5 - Rise Of The Robots
Incrível
História de Arte de
Lançamento Junho de 2020 5/6
Distribuição por
  • Dustin Nguyen continua com o seu trabalho incrível apresentando novamente uma arte de grande qualidade
  • História com momentos finais muito intensos que vão deixar qualquer fã de ficção cientifica extremamente satisfeito
  • Uma estruturação da história que torna este penúltimo volume muito mais interessante do que esperava
Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.