Tenho de começar por admitir que Harrow County não foi a banda desenhada que mais me agarrou no início. Aliás, estou há demasiado tempo para continuar e terminar esta leitura, por isso vamos ver se neste Ciclo dos Horrores consigo apresentar um pouco mais da minha experiência. Vou apenas no terceiro volume, numa história que já está totalmente traduzida para a nossa língua, visto que o oitavo livro saiu há relativamente pouco tempo, mesmo a horas do Halloween de 2020. Existem algumas particularidades destes livros que me deixaram curioso logo à partida, mas será que se manteve para mais este conjunto de capítulos? Vamos a isso.
Harrow County leva-nos por uma história totalmente arrepiante, onde a realidade e o místico se unem de forma muito interessante. Cullen Bunn oferece uma visão bem diferente do que eu alguma vez encontrei noutras histórias e apresenta momentos que são realmente de deixar qualquer um no mínimo arrepiado. Este livro não difere e aborda um conjunto de ideias de forma muito única com uma narrativa que se emaranha entre os capítulos passados e muitas novidades. É uma forma de contar esta história que não muito comum e que por vezes se pode tornar um pouco confuso, mas que se vai tornando claro a cada página que lemos.
A arte deste livro está distribuída entre vários nomes por isso acabamos por encontrar um misto de estilos algo diversificados em cada um dos capítulos. Lembro-me de que os dois primeiros livros apresentavam uma forma muito estranha de nos apresentar as imagens, com linhas grotescas e por vezes muito confusas, mas que faziam todo o sentido em cada uma das páginas e demonstravam a particularidade de cada momento. Neste volume, já não acontece tanto. Já não temos as cores escuras a predominar todas as páginas e podemos encontrar alguns capítulos extremamente coloridos, algo que parece ir contra tudo o que vai acontecendo. Não se deixem enganar, pois até nas páginas mais coloridas vão ocorrendo situações que vos deixarão de queixo caído.
Esta não é a história que mais me agarra, mas posso afirmar cada vez mais que a narrativa se desenvolve de uma forma que tem vindo a tornar-se cada vez mais arrepiante. Esta é uma história de terror e todos os momentos são realmente estranhos e de nos deixar perplexos. Todo momento das serpentes, que faz título deste livro, é carregada de tensão e mistério. Onde o colorido dos campos e do dia dá lugar ao negro da noite. A mudança repentina de tom e de cor, sem medo de apresentar quadros totalmente escuros, mas que estão repletos de tensão, tornam todo este livro num grande trabalho de banda desenhada.
Redes Sociais