Preview: RAÍZES: The Lisbon Studio Series, vol. 4

Histórias de Ana Branco, Bárbara Lopes, Filipe Andrade, Marta Teives, Nuno Saraiva, Pedro Moura, Quico Nogueira e Ricardo Cabral. Prefácios de André Diniz e Patrícia Furtado.

A The Lisbon Studio Series é uma antologia de banda desenhada criada pela The Lisbon Studio, onde cada volume tem uma temática e uma equipa diferente. Por aqui podemos encontrar alguma da melhor banda desenhada que se faz em Portugal.

Onde estão as raízes de cada um? No passado, nas memórias? Num sítio? Numa família ou grupo? Em que se enraízam as palavras e as imagens? Seis histórias que nos vão levar a percorrer todo o género de paisagens e imaginações, reais e metafóricas.

Ao longo dos últimos quatro anos, os autores do TLS, construiram quatro livros temáticos de grande qualidade – Cidades, Silêncio, Viagens e Raízes – onde várias mudanças e alterações entre a equipa levaram a que os artistas de cada história tenham desenvolvido ambientes completamente diversificados. Foram artistas que saíram, outros que ingressaram o estúdio e alguns que se estrearam mesmo no mundo da BD, mas não foi por isso que deixaram de estar nos melhores prémios a nível nacional, conseguindo nomeações para os Galardões do Comic-Con e para os Prémios Nacionais de BD da Amadora, tendo mesmo vencido dois Galardões e um Prémio PNBD. Além disso, a coleção foi ainda distinguida lá fora, com a edição de um volume antológico que recolhe histórias dos vários volumes em modo best of, na Polónia. Fiquem com algumas imagens deste mais recente volume: Raízes.

Eduardo Rodrigues
Escrito por: Eduardo Rodrigues

Considero-me um geek da cabeça aos pés. Adoro uma boa leitura, apreciar a arte da BD e da Manga, ver de uma assentada aquela série ou anime incrível, ir ao cinema e devorar um filme e deliciar-me com uma aventura interativa nos videojogos e nos jogos de tabuleiro. Sou um adepto da mágica Briosa e um assistente fervoroso no estádio.