10 Filmes a não perder no Halloween

Com a chegada do mês de Outubro a primeira coisa que nos passa pela cabeça é Halloween! Este é o mês mais arrepiante e assustador de todo o ano, o mês que podemos aproveitar para nos focarmos em filmes ou séries de terror. Se vocês forem amantes de terror como eu, estão todo o ano ansiosos pela chegada desta época! O que não há para adorar? Desde as decorações de Halloween, os disfarces, os jogos, séries e até filmes de terror que nos levam a uma viagem arrepiante durante todo este mês.

Mas se estiverem a pensar marcar uma sessão de filmes de terror, todos os anos a mesma questão prevalece: Que filme irei ver? Bem, para vos facilitar as escolhas e para terem um Halloween super assustador, decidimos escolher um top 10 de melhores filmes de terror para vos deixar completamente arrepiados!

Começando por um clássico, The Shining é sempre uma boa aposta. Se ainda não tiveram oportunidade de ver e gostam de clássicos, este filme leva-vos numa viagem no tempo, pois foi realizado em 1980 mas após estes anos todos ainda é bastante arrepiante. Admito que demorei muito tempo para finalmente ter oportunidade de ver este filme, mas quando comecei fiquei colada ao ecrã.

O filme centra-se na personagem principal Jack Torrence, um ex-professor que tenta começar uma nova carreira como escritor e assina um contracto num hotel luxuoso nas montanhas do colorado. Este contracto obriga-o a que ele se mude com a sua família para o hotel durante os longo meses de inverno de forma a ter todo o isolamento necessário para se focar na nova carreira. Desde o primeiro dia da família no hotel que começam a experienciar situações fora do normal e visões aterradoras que perturbam o filho Danny. O filme é baseado no livro de Stephen King, um dos seus best sellers, e foi realizado por Stanley Kubrick. Esta é uma adaptação brilhante do livro, com terror visual e psicológico sobre um homem que se torna num homicida sanguinário, num hotel isolado da população, perseguindo a família até aos limites da alucinação.

Se gostarem deste filme podem sempre ver depois o Doctor Sleep, que é uma sequência do filme The Shining, que se foca mais nas capacidades psíquicas de Danny Torrance e os seus traumas de infância.


Este filme é muito bem estruturado e brilhante. Muito mais que um filme de mero terror, pois aborda várias questões raciais complicadas, abrindo nos os olhos para diversas críticas relativamente às elites sociais brancas que se dizem liberais e subjacente ao seu discurso estão micro agressões. Mas também porque nos consegue surpreender de tal forma com o final arrepiante e sanguinário.

O filme é sobre a história de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem rapaz negro que namora com Rose (Alison Williams), uma jovem branca. O casal marca uma viagem para visitar os pais de Rose, que não estão ocorrentes que namora com um rapaz negro e este está com receio que isso traga problemas para a relação dos dois. Todo o filme dá uma reviravolta e toma um rumo muito mais obscuro e violento quando o jovem se apercebe que há algo de errado com a família da namorada.

 


Filme baseado na história real da vida do casal Ed e Lorraine Warren, que são auto-proclamados de “investigadores paranormais”.  Durante a sua carreira averiguaram diversos casos estranhos sendo um deles o massacre de Amityville e o caso da boneca Annabelle. Considerado um dos melhores filmes de terror da última década por muitos críticos de cinema. Muitas vezes este é visto como um remake de The Haunting (1963).

A história de dois investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna. Estes vão até à pequena cidade de Harrisville, onde a família Perron está a ser assombrada por uma das entidades mais demoníaca e diferentes de tudo o que já enfrentaram.

 


Filme que bateu todos os recordes de compra de bilhetes de cinema, sendo considerado uma das melhores adaptações de Stephen King, o mestre do terror. Este filme, na realidade, já teve uma outra versão anterior em 1990. Podem sempre ver as duas versões e decidir qual será o melhor!

O filme conta a história de 7 adolescentes da cidade de Maine que formam o seu grupo de intitulado “Losers Club”. A sua rotina pacata acaba por ser quebrada quando se deparam com o desaparecimento de várias crianças e tudo o que encontram são algumas partes dos corpos dela. Tentando investigar todos os acontecimentos e resolver o mistério do desaparecimento das crianças naquela.

Se gostarem do IT capítulo 1, aconselho sempre ver o IT capítulo 2 que nos mostram os acontecimentos passado 27 anos, quando o grupo se reúne e depara-se com o palhaço Pennywise de volta à cidade de Derry. Vendo todas as personagens a retornar a cidade e relembrar todos os seus traumas de infância não resolvidos.


Filme de terror também baseado nas investigações dos Warren e conta uma das primeiras aventuras dos investigadores. O filme baseia-se na história de uma freira que comete suicídio num convento na Roménia. Para investigar o estranho caso e todas as possessões que têm acontecido, o Vaticano decide enviar um padre atormentado e a sua noviça para tentar decifrar o que está a acontecer. Arriscando as suas vidas, a fé e as suas almas, estes descobrem um segredo e confrontam uma força do mal com forma de freira demoníaca.


Adelaide e Gabe decidem levar a família numa viagem de férias na praia e descansar com os seus amigos. À medida que a noite chega eles começam a aperceber-se da chegada de um grupo de visitantes vestidos de vermelho e que os tornam reféns.

Este filme vai nos revelando detalhes importantes ao longo da sua visualização que nos demonstra todo o passado da personagem e o porquê do aparecimento destes visitantes estranhos que são idênticos a toda a gente e porque decidiram atacar anos mais tarde. Tal como o outro filme de Jordan Peele (Get Out), este realizador pretende-nos chamar a atenção com pequenos detalhes para as questões de privilégio e dinâmicas sociais na civilização. Não só um filme de terror mas um filme de reflexão e intriga!


Aqui trago-vos mais um filme do universo dos Warren, mas desta vez a aventura é sobre uma boneca chamada Annabelle. Embora este seja o segundo filme que saiu sobre a boneca em 2017, este é dos mais interessantes pois foca-se na origem da boneca. Aconselho a verem este primeiro para perceberem como tudo começou e depois verem os outros dois filmes, Annabelle (2014) e Annabelle Comes Home (2019).

O filme começa com a criação da primeira boneca de porcelana de Samuel Mullins que ele daria à sua filha chamada de Bee. Um dia à vinda da igreja, eles param o carro no meio da estrada para reparar um pneu. Nisto, a filha corre para a estrada e tem um acidente de carro. No meio do seu luto, estes rezam a todas as entidades para trazer a sua filha de volta acabando por invocar uma outra entidade maligna. O demónio acaba por enganar a família, fazendo-se passar pela filha e pedindo permissão para transferir a sua essência para uma das bonecas e é a partir daí que tudo começa.

 


O filme é sobre a família Abbott que vive num mundo pós apocalíptico que foi destruído por um monstro que é atraído por barulhos, quer esteja perto ou longe. Portanto para evitarem estes seres, os humanos foram obrigados a aprender várias formas de sobreviverem sem emitir qualquer som. Isto, até um dia um dos filhos da família deixar cair um objeto emitindo barulho.

Um filme diferente do normal, criando desde o início uma atmosfera de terror e vai predizendo o que vai acontecer às personagens. Uma experiência intensa e de constante receio sobre o que vai acontecer à família Abbott, durante todo o filme. Estamos sempre a suster a respiração para ver qual será o próximo passo.

 


História sobre a família Bowen que se muda para uma casa nova e após essa mudança Griffin começa a reparar que há algo de errado na casa, mas os seus familiares pensam que são problemas psicológicos e ignoram os avisos. Numa noite, Griffin acorda e encontra a irmã Madison na frente da televisão a falar sozinha com amigos imaginários. Madison desaparece e a família não percebe o que está ocorrer então decidem chamar um especialista em fenómenos sobrenaturais para resolver o caso.

Temos duas versões deste filme. O clássico de 1982, produzido por Stephen Spielberg e o remake de 2015 realizado por Tobe Hooper. Se nunca viram nenhum dos dois e gostam de clássicos, aconselho a verem primeiro a versão de 1982 para depois puderem comparar com o remake e decidirem qual deles será o melhor. A versão de 1982 é uma das mais conhecidas até à atualidade e inesquecível.


Para terminar, trago-vos um dos filmes mais conhecidos de sempre – Carrie. Um filme sobre uma rapariga do ensino médio que é impopular e sem amigos, muitas vezes intimidade pelos seus colegas de turma mas também abusada pela sua mãe que é fanática pela religião. Ansiosa pelo baile de formatura, Carrie é levada ao limite e acaba por se vingar de todos aqueles que a ameaçaram e trataram mal. Carrie, como tem poderes telecinéticos, acaba por causar um dos maiores desastres locais que a cidade teve.

Esta é a terceira adaptação do filme realizada pela Kimberly Peirce (os outros dois são de 1976 e 2002). Baseia se também na obra de Stephen King com o nome de Carrie, tal como o filme.

Aqui trago vos todo uma mistura de filmes entre os clássicos e os mais modernos de terror, para se divertirem e terem um Halloween super divertido e assustador! Espero que gostem da seleção!

Este artigo pertence ao especial
Diana Silva
Escrito por: Diana Silva

Desde muito cedo ficando addicted em videojogos, comecei pelos clássicos como space invaders, tetris, super mário. Passando mais tarde por online gaming mas descobrindo também o mundo dos boardgames com muito por onde explorar. Apreciadora de filmes e séries televisivas, capaz de fazer binge watch e devorar uma temporada em meras horas, social life does not exist for me! (≧▽≦) Série preferida de momento: The Witcher e Friends. Quero expandir mais os horizontes neste mundo geek e acima de tudo divertir-me! (^▽^)