10 filmes de Halloween para se ver em família

Halloween não é só para os que gostam de terror! Uma das partes mais bonitas desta época são os fatos, adereços e a vibe geral de originalidade e diversão que está no ar. Mas na altura de escolher um filme, a maior parte das pessoas quer ver filmes de terror.

Neste artigo, deixo-vos uma lista de filmes family-friendly para ver nesta altura de Halloween, mas mantendo os sustos no nível mínimo.

Desde que se conhece, Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como o seu ídolo Ernesto de la Cruz. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar onde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.

Coco é um dos meus filmes favoritos desta época do ano e o meu segundo filme favorito da Disney. É impossível não ficar emocionado com este filme que abraça tão bem a cultura mexicana no Dia de los Muertos. Uma verdadeira obra de arte, feita pela Disney Pixar. Remember me


Entediado com as tradições da época, Jack Skellington, o Rei Abóbora da cidade de Halloween, aguarda ansiosamente para espalhar a alegria do Natal. Mas esta feliz missão põe o Pai Natal em perigo e torna-se num enorme pesadelo para todos os bons meninos e meninas.

Há sempre debate se The Nightmare Before Christmas, este inovador filme de animação em stop-motion de Tim Burton, é ou não um filme de Halloween ou de Natal. A resposta: é um filme para assistir todos os anos de Outubro a Dezembro.


Num mundo onde humanos e monstros vivem em separado, Drácula possui um hotel com sua filha, Mavis. Um rapaz humano descobre o hotel por acidente e nele se apaixona por Mavis, fazendo com que Drácula se transforme num pai protector.

Hotel Transilvânia é um filme de animação com um twist muito family-friendly aos clássicos filmes de terror. Conta com as vozes de Adam Sandler, Andy Samberg e Selena Gomez nos papéis principais. Se gostarem do filme, podem acompanhar a sua continuação em Hotel Transilvânia 2 e 3 (com o 4 aí a caminho).


Uma equipa de cientistas torna-se “caça-fantasmas” para lutar contra a população fantasma na cidade de Nova York. Acabam por encontram um portal para outra dimensão e agora têm que salvar a cidade de uma criatura maligna: Gozer.

O que dizer sobre este clássico intemporal? Ghosbusters é um filme de referência para qualquer um que se gosta de divertir a ver um filme. É relevante nesta altura do ano como em qualquer outra.


Casper, o fantasma amigável, ajuda um homem e a sua filha a procurar o fantasma da sua esposa. No processo, Casper apaixona-se pela filha e tenta voltar à vida.

Se estás à procura um filme divertido e familiar para assistir com as crianças neste Halloween, este filme de animação de 1995 é a escolha ideal. Casper é baseado na personagem da Harvey Comics de “Casper the Friendly Ghost”, criado por Seymore Reit e Joe Oriolo. Este filme manteve o conceito central da personagem, mas escureceu consideravelmente o tom que a apresenta. É adequado para crianças, mas certamente ainda existem alguns sustos a serem encontrados.


Corpse Bride segue a história de um jovem que acidentalmente casa com uma mulher morta no dia de seu casamento, em vez da sua noiva. Agora, ele deve encontrar uma maneira de regressar à Terra dos Vivos antes que seja tarde demais.

Se ainda não conseguiram adivinhar pelo trailer, este filme em stop-motion, nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação, é dirigido por Tim Burton (outra vez), e é feito com o seu estilo macabro que já é marca do realizador.


Em Frankenweenie, o jovem Victor Frankenstein não é muito popular na escola e tem alguma dificuldade em fazer amigos. Por isso, quando o seu cão (e melhor amigo) Sparky morre num acidente, ele faz o que qualquer rapaz inteligente faria e traz Sparky de volta à vida.

Este filme stop-motion a preto e branco do diretor Tim Burton (sim, outra vez) é uma reviravolta inteligente na história clássica de Frankenstein. Em vez de um sujeito humano, o jovem cientista neste filme reanima um cão.


No século 18, Barnabas Collins é um rico playboy que faz o que quer, até que ousa partir o coração de uma bruxa. Ela transforma-o em vampiro e enterra-o. Duzentos anos depois, Collins escapa da tumba e encontra tudo mudado.

Dark Shadows conta com Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e Helena Bonham Carter no elenco principal e é realizado pelo mestre dos filmes macabros Tim Burton (este foi o último, prometo).


Coraline é uma jovem negligenciada pelos pais que pode entrar noutro mundo cheio de diversão e emoção. Rapidamente, Coraline descobre que este mundo tem um lado sombrio e deve lutar para escapar dele.

Coraline é capaz de ser o filme mais creepy desta lista. Este filme é uma adaptação de um livro de crianças escrito por Neil Gaiman, feito em stop-motion. É um dos meus filmes favoritos desta lista pela sua história e estilo de animação.


O que faz um filme de Halloween melhor do que três bruxas malvadas? Este filme começa em 1600, onde as irmãs Sanderson (Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy) lançaram um feitiço que matou uma menina e transformou o seu irmão num gato preto imortal. Depois, avança para os anos 90 e conheçemos Max Dennison, que acabou de se mudar de Los Angeles para Salem, Massachusetts, com os seus pais e a sua irmã mais nova. Ele fará de tudo para impressionar a sua linda vizinha, Allison, que por acaso tem acesso à velha Casa Sanderson.

É fácil ver porque é que Hocus Pocus familiar resistiu ao teste do tempo – o trio central de bruxas é irresistivelmente charmoso. E, se vocês e a vossa família adorarem, podem acompanhar a continuação da história que segue a filha de 17 anos de Max e Allison, Poppy.

Este artigo pertence ao especial
André Pinto
Escrito por: André Pinto

Engenheiro químico de dia, cinéfilo e gamer à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho, Harry Potter e Doctor Who são, possívelmente, as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!