5ª Edição dos Encontros do Cinema Português

Esta quarta-feira, dia 14 de Outubro, tive o privilégio de representar o Café Mais Geek na 5ª Edição dos Encontros do Cinema Português. Organizado pela NOS e pelo ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), esta edição contou com a presença de vários produtores, realizadores e actores que apresentaram cerca de 33 projectos nacionais que estão programados para estrear nos próximos anos.

Ao longo de todo o dia, foi-nos apresentado vários trailers e teasers de vários projectos, destacando alguns que me chamaram mais à atenção como:

  • Submissão, de Leonardo António, com a participação dos actores Maria João Abreu e João Catarré;
  • A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos;
  • Listen, de Ana Rocha de Sousa, premiado em Veneza e que chega aos cinemas nacionais a 22 de Outubro;
  • A Mulher sem Corpo, de António Borges Correia;
  • Amadeo, de Vicente Alves do Ó;
  • Sombra, de Bruno Gascon;

Foi muito interessante ver que, apesar das complicações da conjuntura actual e dificuldades de financiamento, o cinema português está vivo e quer afirmar-se lá fora e cá dentro. Foi inspirador conhecer as caras por trás das obras, sentir o entusiasmo e motivação dos que fazem os filmes e alinhar a ambição deles com a minha expectativa.

No final do dia, Rui Tendinha moderou um debate bastante produtivo sobre o impacto do COVID-19 na indústria cinematográfica, que contou com algumas figuras de relevo da própria indústria.

André Pinto
Escrito por: André Pinto

Engenheiro químico de dia, cinéfilo e gamer à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho, Harry Potter e Doctor Who são, possívelmente, as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!