Nomeado para Oscar de Melhor Interpretação Principal (Brendan Fraser) e Secundária (Hong Chau), A Baleia é o mais recente filme de Darren Aronovsky, baseado na peça homónima de Samuel D. Hunter. É um filme sobre um homem com obesidade mórbida, e a luta para se reconectar com a sua filha adolescente.
O célebre realizador de Cisne Negro, A Vida é um Sonho, Mãe!, entre outros, transporta-nos para um mundo onde a perda, aliada à depressão, transforma um normal e típico professor de Inglês, num homem sozinho, isolado, e com uma doença grave que o pode colocar em risco de vida.
Charlie, o nosso obeso solitário, protagonizado por Brendan Fraser, decide reparar a relação com a sua filha adolescente, Ellie, após se deparar com uma notícia que irá mudar o rumo da sua vida. Acompanhamos também a enfermeira Liz, a única amiga e cuidadora de Charlie, e Thomas, um jovem que conhece Charlie numa circunstância fortuita, tornando-se um bom ouvinte e um amigo improvável.
A Baleia é um filme bastante envolvente, com muita ação a acontecer e informação a ser transmitida, a um ritmo lento e pormenorizado. Ao longo do filme, somos confrontados com as motivações de Charlie, Ellie, Thomas e Liz, bem como a vergonha e inércia do personagem principal em relação ao seu corpo, e a motivação (ou desmotivação) para fazer algo relativamente ao seu peso. Um filme pesado e emocionante, e que não deixa ninguém indiferente com a representatividade de um problema de saúde gritante e, as extraordinárias interpretações de todos os atores, em especial um certo Brendan Fraser.
Se nasceram nos anos 1990, então cresceram com filmes como A Múmia, George, o Rei da Selva, Crash, entre outros. Para muitos, o ator assumiu-se como o novo herói dos filmes de ação/aventura durante a década de 1990 e 2000, ao interpretar Rick O’Connell na famosa trilogia A Múmia. O próprio ator já assumiu publicamente que gostaria de regressar ao papel, para um quarto filme, a par com Michelle Yeoh.
Brendan Fraser tornou-se também uma referência em papéis cómicos, em filmes como Dudley Do-Right, Monkeybone e Sedutora Endiabrada. Ao longo dos anos, o ator tornou-se uma presença assídua no cinema, com o último filme da trilogia de A Múmia, Viagem ao Centro da Terra ou Ironheart. No entanto, e devido a problemas pessoais e de saúde, Brendan Fraser afastou-se das luzes de Hollywood, desaparecendo durante largos anos.
Brenaissance, como é carinhosamente chamado o regresso do ator nas redes sociais, tomou forma em 2018, quando Fraser apareceu nas séries Titans e Doom Patrol, no filme Batgirl (que foi cancelado) e mais recentemente, em A Baleia. Brendan Fraser continua a ser um dos atores mais queridos de Hollywood, merecendo uma ovação de 6 minutos no Festival de Cinema de Veneza em 2022, após o visionamento de A Baleia.
Brendan Fraser está de regresso com uma interpretação brilhante, num dos grandes filmes do ano.
Redes Sociais