O filme As Bruxas de Roald Dahl é a re-imaginação moderna de Robert Zemeckis (conhecido por Back to the Future e Forrest Gump), do romance infantil de 1983 de Roald Dahl, As Bruxas.
A sua visão inovadora conta a história emocionante e humoristicamente sombria de um jovem órfão (Jahzir Bruno) que, em 1967, vai viver com a sua avó (Octavia Spencer) numa cidade rural do Alabama, Demopolis. Quando o rapaz e a avó encontram umas bruxas encantadoras, mas diabolicamente traiçoeiras, a avó decide levar o neto para um luxuoso resort à beira-mar. Infelizmente, chegam exactamente na mesma altura em que a Grande Bruxa-Mor (Anne Hathaway) decide reunir-se com todas as suas amigas bruxas para executar os seus planos diabólicos para se livrarem de todas as crianças do mundo.
As Bruxas de Roald Dahl é um filme rico em muitos aspectos, mas pobre em muitos outros.
Comecemos pelo bom: o filme tem um elevado valor de produção (admito, posso estar a inventar um termo novo, ou não). O que eu quero dizer com isto? O filme destaca-se pela sua caracterização, roupas, maquilhagem, cenários e até mesmo efeitos especiais. Todas as vezes que a Anne Hathaway aparece em “modo de bruxa” é uma mistura de aterrorizador e brilhante.
Os actores também são destaque em As Bruxas de Roald Dahl. Anne Hathaway e Octavia Spencer mostram os seus anos de experiência ao assumir os papéis mais marcantes deste filme. Conta também com a voz de Chris Rock como narrador da história.
O que correu pior no filme? A história falhou em agarrar-me. Simplesmente achei a história muito cliché e batida. No entanto, é importante relembrar duas coisas: é uma história antiga (1983) e é, de facto, uma história para crianças. Infelizmente, os meus anos de criança já lá vão, mas fico a questionar-me se não teria adorado este filme se fosse uns bons aninhos mais novo.
A história foi adaptada pela primeira vez em 1990, com um elenco que incluía Angelica Huston e Rowan Atkinson. Essa versão, dirigida por Nicolas Roeg, foi um fracasso financeiro, mas mais tarde ganhou um culto de seguidores.
As Bruxas de Roald Dahl chega às salas de cinema portuguesas amanhã, dia 29 de Outubro, mesmo a tempo do Halloween.
Redes Sociais