Muitos de vocês não devem conhecer Kim Novak, mas com certeza conheceram o nome Marilyn Monroe e as duas atrizes são contemporâneas. Tanto é que o nome original de Kim era mesmo Marilyn Novak, tendo-o alterado para evitar confusões. Encontrada por um caça talentos quando trabalhava como modelo, foi contratada pela Columbia com duas missões concretas: substituir Rita Hayworth, a antiga rainha do estúdio cujo o sucesso, à data, começava a esvanecer, e tornar-se na principal rival de Monroe, que a Columbia não se conformava em ter perdido para a concorrência. Tempos complicados aqueles no mundo do cinema. Com o tempo, a atriz acabou mesmo por se tornar num dos grandes trunfos do estúdio, superando mesmo em 1957 a bilheteira que os filmes de Monroe, John Wayne e Heyworth todos juntos.
É em 1958 que surge o seu grande papel, com a sua dupla interpretação em A Mulher Que Viveu 2 Vezes, de Hitchcock. Na altura o filme não foi muito bem recebido pela crítica, como, aliás era habitual dos filmes de Hitchcock, no entanto, acabou por se tornar num dos maiores filmes de todos os tempos.
Representando a galinha dos ovos de ouro de estúdio, a sua vida era constantemente manipulada e controlada. Chegou a fazer greve por exigir salários iguais aos dos seus pares masculinos e acabaria por se afastar do ecrã, já na década de 90, para se dedicar à vida no campo. Ainda assim, a atriz continua a ser um dos maiores ícones de sempre do cinema e o seu talento, beleza e versatilidade são inegáveis. Assim, de 21 de março a 18 de abril, o Especial Clássicos dos TVCine vai revisitar algumas das obras-primas protagonizadas pela atriz, sempre aos sábados, às 22h00, no TVCine Editon.
Tentação Loira | dia 21 de março, sábado, às 22h00
Depois de um gangue roubar 200 mil dólares de um banco, o detetive Paul Sheridan (Fred MacMurray) lidera uma profunda investigação sobre a vida de Lona McLane (Kim Novak), namorada de um dos principais suspeitos. No entanto, a vigilância não corre como esperado. E quando ele se apaixona, Lona tenta convencê-lo a trair os seus ideais para que os dois possam ficar juntos e dividir o dinheiro do roubo.
Piquenique | dia 28 de março, sábado, às 22h00
Madge (Kim Novak) está noiva de Alan, um rapaz rico. O casamento é aprovado pela família, mas Madge encontra Hal, um rapaz pobre pelo qual se apaixona. Hal Carter (William Holden) é um viajante errante que chega ao Kansas para tentar conseguir emprego com um colega de faculdade, precisamente Alan (Cliff Robertson). Quando a mãe da jovem sente que esta paixão é correspondida entra em desespero, pois sonha ver a filha casada com o melhor partido da região.
O Querido Joey |dia 4 de abril, sábado, às 22h00
Joey Evans é um charmoso cantor de segunda categoria, cujo grande sonho é abrir a sua própria casa de espetáculos. Apesar de ser apaixonado pela corista Linda English (Kim Novak), ele namora com uma viúva rica para a convencer a financiar o negócio.
A Mulher Que Viveu Duas Vezes | dia 11 de abril, sábado, às 22h00
James Stewart é John Ferguson, um ex-polícia que sofre de vertigens. Contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeline (Kim Novak), Ferguson acaba por desenvolver uma paixão obsessiva por ela. Quando ela morre, ele encontra Judy (Kim Novak), e vai tentar fazer dela a sua anterior obsessão, Mais uma das obras-primas de Hitchcock, e a única onde foi tão desesperadamente romântico. É quase uma celebração perversamente necrófila, que avança até à eclosão da tragédia. E quem poderia imaginar que o afável James Stewart se tornasse uma presença tão perturbadora?
A Meio da Noite | dia 18 de abril, sábado, às 22h00
Jerry Kingsley, um viúvo solitário, é o proprietário de uma fábrica de roupa onde trabalha Betty Preisser (Kim Novak), uma jovem atraente e divorciada. Os dois apaixonam-se, mas quando o ex-marido de Betty regressa, as coisas complicam-se.
Fonte: Press Release
Redes Sociais