Filme sensação nos Estados Unidos, “A Despedida” chega aos Cinemas

“Melhor Filme de Língua Estrangeira” e “Melhor Atriz Musical ou Comédia” para Awkwafina são as nomeações aos Globos de Ouro para A Despedida, uma divertida e inspiradora história, que chega aos cinemas nacionais a 9 de janeiro, com um evento de antestreia no Museu do Oriente.

Protagonizada por Awkwafina, a atriz e rapper americana de origem chinesa-coreana (Ocean’s 8, 2018 e Asiáticos Doidos e Ricos, 2018), o filme conta a história de uma família chinesa, criada nos EUA, que descobre que avó tem pouco tempo de vida, e que decide não a informar do diagnóstico. Em vez disso, os seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora, para que todos os familiares mais distantes possam vê-la uma última vez sem que ninguém saiba o que está a acontecer.

A Despedida, realizado e escrito por Lulu Wang, é uma celebração sincera e edificante do amor familiar, construindo magistralmente uma representação afetiva e bem-humorada de uma boa mentira em ação.

Para além da grande receção por parte da crítica – A Despedida venceu vários prémios entre os quais no Festival de Sundance Londres e nos Gotham Awards -, o filme teve um enorme acolhimento por parte do público, em especial nos EUA, onde obteve 20 milhões de espectadores.

Abordando as diferenças culturais entre ocidente e oriente, mas evocando a dimensão universal do amor familiar, A Despedida é uma joia indie imperdível que fará o público tanto rir como emocionar-se.

Em Lisboa, a 8 de janeiro, às 17h30, o Museu do Oriente organiza uma sessão de apresentação do filme A Despedida, seguido de uma mesa redonda com a participação de Jorge Santos Alves, historiador e especialista em estudos asiáticos e professor da Universidade Católica; Tânia Ganito, professora auxiliar do ISCSP e professora convidada do Mestrado em Estudos Asiáticos da Universidade Católica; Cláudia Ribeiro, da Universidade Católica, Estudos Asiáticos; e Shenglan Zhou, professora de Mandarim da Universidade Católica Portuguesa.

Cristiana Ramos
Escrito por: Cristiana Ramos

Dividida entre o mundo da Ciência e o mundo Geek. Viciada em livros e viagens. Espectadora assídua no cinema, especialmente se aparecer um certo Deus com cabelos loiros. Adora filmes de terror. Louca por cães, mas eles são tão fofos! Romântica incurável (apesar de não admitir). Fã de Friends e Big Bang Theory.