Jay and Silent Bob Reboot é (mais) um filme de Kevin Smith que poderá dividir as audiências. Como o título indica, neste filme, Jay e Silent Bob regressam em mais uma das suas aventuras carregadas de “erva”, “bromance” e sentimentos geek. Deve ficar claro desde já que não é para crianças, razão pela qual não vou partilhar o trailer.
Não há dúvida que Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (Kevin Smith) já deixaram a sua marca, mas o estilo extremamente criativo e sem restrições pode não cair bem no paladar de todos, o que nos deixaria de pé atrás quanto a ver o filme no cinema. Felizmente, o filme está a passar no TVCine e é sem dúvida uma oportunidade a não perder.
Desta vez, o par de “dealers” mais conhecido do planeta vê-se em problemas quando Jay e Silent Bob perdem os direitos aos seus próprios nomes para a Saban Films, que está a fazer um filme chamado “Bluntman V Chronic”, uma clara paródia ao “Batman vs Superman”, realizado por Kevin Smith. Sim, é uma paródia dentro de uma paródia. Para quem não conhece, estes filmes do Kevin Smith têm tendência para serem muito “meta”. Faz parte do charme.
Para recuperarem as suas identidades, têm que ir até Hollywood e impedir as filmagens da última cena que terá lugar na Chronic-Con. Pelo caminho, Jay descobre que tem uma filha chamada Millenium Faulken (Harley Quinn Smith) que se junta à aventura, mas da qual tem que manter a sua paternidade em segredo.
Acho que esse último parágrafo resume bem o espírito do filme.
Como é típico dos filmes deste par de cromos, o elenco inclui alguns nomes sonantes, quanto mais não seja apenas para uns cameos. A lista inclui Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Joe Manganiello, Val Kilmer, Dan Fogler, Chris Hemsworth e muitos, muitos outros.
Tenho pouco mais a dizer sobre esta obra. No fundo, no fundo, é um daqueles projectos nascidos de paixão que dificilmente ganhará um Óscar e que sabe que dificilmente ganhará um Óscar, mas que se esforça por agradar a audiência que ganhou ao longo dos anos e se tivermos a mente aberta também nos pode agradar a nós. Para quem tem estado a cumprir com o confinamento e por esta altura já deve ter visto os filmes todos, este aqui é algo novo e diferente.