Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)

17 anos após a queda dos Taliban, o Afeganistão continua a ser um dos piores países no mundo para se nascer menina

É assim que começa Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl), uma forte e reflectiva curta-metragem documental sobre as dificuldades de ser uma menina no Afeganistão.

Neste documentário somos brevemente confrontados com a dura realidade do que é viver num país devastado pela guerra e terror (que dura há anos) e do que é viver na incerteza de não saber se se está seguro a andar na rua ou sequer na sua própria casa.

Apesar de isto já ser tema de conversa suficiente, não é só sobre isso que Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) quer falar. O foco principal desta curta-metragem é, apesar de tudo, a dificuldade de ser uma criança do sexo feminino num país que não tem por base o mesmo conceito de igualdade e respeito de géneros a que estamos habituados a ver e praticar na nossa sociedade.

Embora sejamos confrontados com uma dura realidade, Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) não é um documentário trágico, mas sim uma história de sucesso e de superação sobre os esforços que estão a ser feitos nos dias de hoje naquele país para se mudar o paradigma.

 

Este filme é minha carta de amor para as corajosas meninas daquele país. Eles ensinam as meninas a ter coragem, levantar a mão, dizer que estou aqui, tenho algo a dizer e vou descer esta rampa, não me tentes impedir.

Directora do documentário, Carol Dysinger, este ano ao aceitar o Óscar de “Melhor Documentário Curta-Metragem” ao lado da produtora Elena Andreicheva.

Carol Dysinger chama à curta-metragem “carta de amor ao Afeganistão” e afirma ter lá ido “não pela guerra, mas pelo país”. “Estava cansada de ver filmes que retratavam as raparigas como vítimas”, algo que lhes reconhece com facilidade, mas às quais atribui “uma enorme resiliência”.

Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) chega hoje, dia 26 de Junho, às 22h00 às televisões portuguesas  no canal TVCine Edition.

Capa
7
Learning to Skateboard in a Warzone (If You're a Girl)
Realização
Estreia 26/06/2020
Distribuidor
André Pinto
Escrito por: André Pinto

Engenheiro químico de dia, cinéfilo e gamer à noite, geek a tempo inteiro. Desde muito novo que a minha mãe me dizia "Não percas tempo a ver séries e a jogar esses joguinhos"... Well look at me now, mom! De todas as pancas que tenho, Harry Potter e Doctor Who são, possívelmente, as maiores de todas. Quem quiser combinar uma ida ao cinema, estou por Lisboa. Allons-y!